05 LIÇÕES QUE APRENDI COM O LIVRO GIRLBOSS

fevereiro 23, 2023

 Por Angélica Diniz


GirlBoss é o livro escrito pela executiva Sophia Amoruso, fundadora do site Nasty Gal, uma loja virtual especializada em moda. Eu finalizei a leitura deste livro recentemente e aprendi algumas coisas interessantes que podemos colocar em prática para estruturar nossos negócios (caso você trabalhe para si) ou até a vida. Afinal, nossa vida também é administrada por nós mesmos, então é interessante que façamos essa administração com sabedoria.



Lição # 1 - Não seja preguiçosa

Sophia Amoruso inicia o livro com a seguinte indagação: "Então você quer ser uma GirlBoss? A vida é curta. Não seja preguiçosa." Isso me fez pensar em todas as vezes que queremos alcançar determinado objetivo, mas não queremos dedicar algumas horas a mais, não queremos ler aquele livro ou não queremos fazer aquele curso, e às vezes, por preguiça. Uma pessoa que tem um objetivo e deseja alcançar determinado resultado precisa ser responsável pela própria vida. É como Sophia afirma no livro, para conseguir algo você precisa trabalhar por isso, você precisa assumir o controle e aceitar a responsabilidade, e isso significa arregaçar as mangas e aposentar a preguiça.


Lição # 2 - A fase ruim pode ser um período de semeadura para grandes colheitas

Antes de fundar a Nasty Gal, Sophia passou por diversos empregos ruins, e ela afirma que esses empregos sofríveis a salvaram porque deram a ela, a experiência que ela precisava para aplicar em seu próprio negócio. Então se você se dispor a prestar atenção no agora, ele pode te ajudar a desenvolver alguma competência nova, é preciso aprender a entender a fase mais desafiadora como um preparo para a grande colheita.


"É através dos enganos que se acha o caminho correto." Austin Osman Spare


Lição # 3 - Autoconfiança inabalável

Você já deve ter ouvido alguém dizendo que tem uma autoconfiança inabalável, ou talvez você já tenha dito isso, porém, ao primeiro sinal de caos, no primeiro desafio, essa autoconfiança vai embora, e tudo o que se observa é insegurança. Em um trecho do livro, Sophia diz: "... uma autoconfiança profunda e inabalável que persiste mesmo quando as coisas não estão bem." Esse trecho me fez refletir sobre como às vezes perdemos nossa autoconfiança no primeiro desafio que aparece, portanto, será que a autoconfiança que dizemos ter desenvolvido foi construída em uma base sólida ou em um terreno instável? Como diz na Bíblia, construimos nossas casas na areia e esperamos que elas resistam às tempestades. Isso serve para refletirmos em quem ou no que estamos pautando nossa autoconfiança, e será que ela está forte o suficiente? É para se pensar.



Lição # 4 - Quando "fracassar" seja madura e dê a volta por cima

Às vezes o que você considera um fracasso pode ser uma benção no futuro, como por exemplo, uma demissão, e talvez neste momento de turbulência, provavelmente você não está enxergando isso, portanto, é importante manter a calma e preservar-se. Achei interessante, pois ao explicar isso, Sophia cita uma lista de coisas que não se deve fazer ao ser demitida, por exemplo, evite mostrar o dedo do meio e fazer xingamentos a quem te demitiu, afinal isso não é educado e é bem pouco inteligente, pois nunca se sabe como será o dia de amanhã, e o mais inteligente a se fazer é erguer a cabeça, dar a volta por cima e seguir a vida.


Lição # 5 - Não esqueça de seus valores

Nesta parte do livro, Sophia fala sobre como o crescimento de algumas empresas pode fazer com que os valores sejam esquecidos e como isso pode ser prejudicial aos negócios, ela ilustra isso citando uma frase de Tony Hsieh, CEO da Zappos que diz: "As empresas costumam esquecer os próprios valores e, por fim, sofrem por causa disso, pois um bom serviço não pode ser prestado por funcionários infelizes". Isso fala sobre negócios, mas pode falar também sobre nós. Todas as vezes que abrimos mão de nossos valores existe a possibilidade de flertarmos com a infelicidade, seja nos negócios, seja na vida pessoal. E você, tem honrado seus valores?


Bom, essas foram algumas das lições que aprendi com o livro GirlBoss, e se você se interessou pela leitura, eu recomendo que você leia, principalmente se você está trabalhando em seu próprio negócio.


Espero que você tenha gostado da leitura de hoje, até a próximo post!



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.