Alguém foi grosseiro com você?

setembro 13, 2017
Antigamente, quando uma pessoa era grosseira comigo, eu ficava extremamente incomodada, me sentia muito nervosa e queria responder a pessoa no mesmo tom. Mas, será que esse é realmente o melhor caminho?

Atualmente, eu não acho que essa seja a melhor alternativa. Sempre existem outras formas de lidar com uma situação chata e desafiadora, mas sempre escolhemos a mais óbvia, que é responder na mesma moeda, e ficamos nervosos e estressados também. Não vou te dizer que isso é fácil, pelo contrário, é muito difícil não reagir ao impulso da resposta ou não reagir negativamente. Eu comecei a ler um livro chamado "Comunicação não violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais" do psicólogo Marshall B. Rosenberg, e esse livro tem me ajudado a reagir de forma mais empática em algumas situações, assim que eu terminar a leitura, eu vou escrever sobre o livro aqui no blog, mas adianto que é muito bom.

Então, como reagir quando alguém é grosseiro conosco?



Mantenha-se calmo
Quando alguém agia grosseiramente comigo, eu logo ficava nervosa, alterava o tom de voz, e eu achava que se eu não debatesse eu estaria sendo inferior a quem estava me ofendendo. Hoje, eu escuto a pessoa dizer e depois questiono educadamente, se eu perceber uma ponta de autoafirmação, continuidade da ignorância, eu desisto de conversar com a pessoa e me retiro de sua presença para me preservar.  Eu aprendi que silenciar é a melhor coisa. O silêncio, em um primeiro momento te dá uma sensação de inferioridade, pois você não grita, não debate mais, então, você sente que aquela pessoa “venceu”, mas na verdade, isso é o seu ego querendo se auto afirmar. Por isso, em um primeiro instante, não responder te dá essa sensação de impotência, mas depois analisando a situação, você percebe que foi até bom não entrar na pilha. Não estou dizendo, que você deve se calar completamente, não é isso, você pode questionar, mas mantendo-se calmo e ir percebendo a movimentação da outra pessoa, caso você perceba que continuará patinando, pare e deixe para um outro momento.

Coloque-se no lugar da pessoa
Nem sempre as pessoas são grossas porque querem. Talvez aquele não era um bom momento para a pessoa, e ela acabou reagindo mal à sua interação. Então, não leve para o lado pessoal e respire! Tente entender qual a necessidade que está por trás daquele comportamento, qual o sentimento que pode estar escondido por trás da agressividade.



Pratique meditação
Meditar ajuda a reagir com mais inteligência às grosserias alheias. Não estou afirmando que você não vai se chatear, provavelmente isso vai acontecer, mas ao perceber a grosseria, você poderá avaliar com calma, quais caminhos tomar. Por isso, eu recomendo a meditação. A prática de meditação traz uma clareza para a mente e permite que nós consigamos perceber melhor as situações. De repente, nem tudo parece ser o fundo do poço. É só um contratempo ou uma situação chata, e eles não definem a sua vida e nem quem você é.

Essas são 03 dicas básicas para lidar com a ignorância alheia. São dicas que eu tenho usado, e por incrível que pareça elas estão funcionando. E você, como lida com essas situações? Me conta nos comentários, eu vou adorar saber, quem sabe não posso usar uma das suas dicas na minha vida também.


Abraço!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.