Ansiedade e busca por aprovação

julho 27, 2018
Você quer aprovação dos outros?
Por que você tem essa necessidade?
Já parou para pensar?
Você sabia que esse fator pode influenciar muito no desenvolvimento de ansiedade, ou ainda, fazê-la piorar?

Eu estava analisando a primeira vez que sofri uma crise de ansiedade há alguns anos atrás. Ao tentar reviver a situação que ocasionou todos os sintomas que senti naquele momento, tontura, enjoo, tremedeira, entre outros, me lembrei que neste dia, eu estava muito preocupada em ser aprovada. Não confiava em mim mesma, na minha capacidade, e não tinha segurança em nenhum aspecto. O que acontece quando você não se aprova e busca a aprovação dos outros? Sim, você se perde. Corre o risco de esquecer de si mesmo. Corre o risco de viver ansioso porque não confia no fluxo da vida, e não acredita que o que tiver que ser será.


Então, vamos lá, você precisa anotar algumas questões no seu caderno do autoconhecimento, rsrs. Está pronto? Responda as seguintes perguntas:

- Você se aprova?
- Você precisa da opinião dos outros em absolutamente tudo?
- Você consegue tomar uma decisão ouvindo somente a sua intuição?
- Você reflete sobre as decisões que quer tomar? Não por medo, mas considerando os aspectos negativos e positivos das mesmas com consciência?
- Você acredita que você é a pessoa mais importante da sua vida?

Bom, analise suas respostas. O que você encontrou de autoconfiança e segurança nelas? As suas respostas se forem sinceras irão te ajudar a guiar a sua vida de uma forma mais consistente. Tente entender que a aprovação dos outros é muito superficial, porque no geral, elas irão refletir as crenças exclusivas de cada um, e aquilo que o outro acredita que é  melhor para ele, não necessariamente será melhor para você. Imagine a vida como uma dança, e você tentando arriscar passos sozinho, opa, você vai errar alguns, mas também vai acertar outros. E saber que os erros e acertos andam juntos faz parte de ter segurança em si mesmo e se aprovar.

Se você for uma pessoa que sofre com ansiedade, analise em que ponto da sua vida você está buscando por aprovação? No trabalho? No relacionamento? Na família? Nas amizades? Se você busca por aprovação constantemente pode ser que esteja tentando se encaixar em um molde que não é seu. Não vai, não encaixa. Se você soubesse como a sensação de estar em paz consigo mesmo é boa, você jogaria fora estes moldes que não cabem você. Não estou dizendo que você deve estacionar na vida, não é isso, mudar faz parte, mas quando é para a gente, é muito mais legal e produtivo.


Te convido a analisar as situações em que você sofre de ansiedade. Pare e olhe com calma. Será que você não está querendo que os outros te aprovem? Necessidade de ser igual? De viver tudo ao mesmo tempo e no tempo dos outros? Lembre-se, cada pessoa tem seu tempo. Calma, respira, e como diz a música, entra na roda e ginga. Deixa fluir que essa ansiedade vai se desfazendo.

Floral de Bach indicado para ansiedade: Agrimony.

Sugestão de música: Ginga - Iza

Vamos lá, confiança!
"Fé na sua mandinga, na roda e ginga..."




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.