Expectativa X Perspectiva

junho 11, 2018
Em um dos atendimentos em terapia floral que fiz, eu fui supervisionada por um terapeuta floral com 26 anos de experiência em atendimento, o mais legal, é que entre um e outro atendimento, ele entrava na sala para bater um papo comigo e saber como estavam as coisas. Em uma de nossas conversas, ele citou que o floral “Elm” ajudava a sair da expectativa e entrar na perspectiva.

Na hora, as palavras “sair da expectativa e entrar na perspectiva” ficaram gravadas na minha mente, porque eu sabia que dali sairia uma ótima reflexão quando eu estivesse mais tranquila para pensar no real significado destas palavras.

Você sabe a diferença entre expectativa e perspectiva? Já parou para pensar em como essas duas palavras podem fazer a sua vida mudar da água para o vinho, ou do vinho para a água? Vai saber o que faz sentido para você, rs.

Segundo o nosso amigo Aurélio, o dicionário, expectativa é:
1-Ato ou efeito de expectar.
2-Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas.
3-Ação ou atitude de esperar por algo ou por alguém, observando.


E perspectiva? Como será que o dicionário a define? De acordo com o Aurélio, perspectiva significa “por em perspectiva, prever.”

Então, vamos lá. Na definição de expectativa o que mais me chamou atenção foi a opção número 3, que define como atitude de esperar por algo ou por alguém, observando. Quando você entra em expectativa, você espera, mas não tira o foco, você observa e não desapega. Quando você entra em expectativa, você não aceita o fluxo natural da vida, você quer controlar uma situação de acordo com aquilo que você espera. Viver com expectativas é ficar o tempo todo focado naquilo que você deseja, sem respirar, sem descansar, ansioso pelo resultado final, colocando o carro na frente dos bois. Quando você tem muitas expectativas você pode acabar se fechando para as situações novas, porque acredita que o que você deseja tem que ser exatamente como você espera, ou pode até, estragar situações porque não deu tempo ao tempo. Você se esquece que a vida é uma caixinha de surpresas, e nem sempre tudo será milimetricamente calculado. É por isso, que nós nos frustramos quando criamos muitas expectativas, porque elas vêm de uma ilusão que criamos em nossas mentes, e que nem sempre tem a ver com a realidade.

A perspectiva pede abertura da mente. Você pode sim, imaginar como seria determinada situação, mas deve deixar acontecer, deve deixar a vida seguir seu fluxo. Na perspectiva você tem um objetivo, você trabalha por ele, dia após dia, abandonando as idealizações e o apego, você seguirá acreditando que acontecerá o que tem que acontecer, e segue confiando no fluxo da vida. Lembrando, que isso não significa que você irá ficar parado, pelo contrário, trabalhar por algo com perspectiva, é olhar para a real dimensão das coisas, entendendo que erros e acertos podem ocorrer e fazem parte do processo da vida.


Tentar viver sem expectativas, é um exercício diário, e de antemão eu te digo que não é nada fácil. É preciso, estar o tempo todo alinhado consigo mesmo. É criar metas e objetivos, sabendo que nem sempre as coisas irão se desenrolar do jeito que queremos. Eu acredito, que mesmo sabendo que não devemos criar expectativas, vez ou outra, nossa natureza humana pode nos tentar a criá-las, e também não há problemas nisso, desde que você consiga perceber esse movimento. Vou te dar uma dica que aprendi nem sei onde, porque leio tanto material que às vezes me perco, mas aprendi o seguinte exercício que uso até hoje:

“Quando perceber que a sua mente está envolta em expectativas e que você está ansioso por algo que está imaginando, pergunte-se, o que há de real e o que há de imaginação nesta situação. Questione-se, pergunte a si mesmo, qual é o real significado de tudo isso.”

Fazendo esse exercício, você tira o foco excessivo da situação, e passa a trabalhar com ela na perspectiva. Você faz sua parte, trabalha pelo melhor, sem esperar determinado resultado. E segue confiando no fluxo da vida, não parado, mas fluindo junto com a vida, sem resistência e sem apego. E lembre-se, você não consegue isso de um dia para o outro, é treino, e você irá derrapar, e não se culpe por isso, continue seguindo em frente, o mais certo, é não criar expectativas no processo de não ter expectativas, entendeu?

Sorte para você!

Dica extra: Floral Elm, segundo o terapeuta que me supervisionou ele ajuda muito nesta questão.

2 comentários:

  1. Muito bom e objetivo o artigo! Me lembrou algo que li em "Bhagavad Gita: Diálogo entre Sri Krsna e Arjuna", onde há uma passagem que fala sobre o desapego do resultado: "O desapego nasce do questionamento entre o que é real e o que não é." Em outra passagem, "É dito que a capacidade de escolha do indivíduo está na ação e não no resultado." Obrigado pelo compartilhamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denilson! Que bom que gostou! Você acredita que nunca li o "Bhagavad Gita"...vou ver se coloco na minha lista de leitura para esse ano. A profª Lucia Helena Galvão sempre fala dele, e eu sempre penso em ler... Vou colocar na minha lista sem falta! Obrigada pelo comentário :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.