7 músicas que nos fazem pensar

julho 06, 2018

Você gosta de música?

Bom, eu adoro. Acho que a música conecta, rompe barreiras e aproxima pessoas, de idiomas diferentes, de costumes e culturas diferentes. Acredito que a música tem o poder de juntar aquilo que o homem tem o poder se separar.



Eu escuto bastante coisa no meu dia a dia. A minha playlist é bem variada. Então pensando na mensagem que a música passa, eu resolvi compartilhar com você, sete músicas que eu acho que têm uma mensagem importante, seja no individual ou no coletivo, músicas que ajudam no processo de autoconhecimento, que nos fazem repensar padrões impostos pela sociedade em que vivemos, e que de alguma forma colocam um questionamento nas nossas mentes que nos faz pensar de uma forma diferente. Afinal como disse Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”



1- You Learn – Alanis Morissete

Eu gosto bastante dessa música, principalmente na fase que me encontro hoje. Esta música nos diz que a vida é um constante aprendizado, e não importa se você ri ou chora, de qualquer forma você aprende. É interessante, notar que tudo na vida pode ser um novo aprendizado, desde que você encare assim. “You learn” nos pede para sermos leves e desprendidos e entender que em tudo há um aprendizado.





2- Do the evolution – Pearl Jam

Essa música do Pearl Jam, se não me engano, é de 1998. Mas, até hoje, 20 anos depois de ser disponibilizada parece tão atual. “Do the evolution” é uma música que nos faz pensar no coletivo, e nos mostra como o homem é capaz de atrocidades, considerando sua racionalidade, sua religião e sua evolução no cenário mundial. O clipe da música é perfeito, ao analisar a letra com as imagens, o impacto da mensagem é ainda maior. A música é uma crítica à nossa sociedade, e até hoje, nos faz refletir em diversos aspectos, mesmo 20 anos depois. E me parece que a cada dia que passa, ela se torna mais próxima da nossa atual realidade.





3- Receive – Alanis Morissete

Olha a Alanis novamente por aqui. Eu sou apaixonada por essa música. Em “Receive”, a Alanis nos fala que tem uma hora que precisamos parar de nos doar e aprender a receber. É a tal da reciprocidade. Sabe quando você faz tudo por alguém, mas não sente uma energia de agradecimento, é sempre doação, doação... Tem uma hora, que precisamos nos olhar com carinho, e perceber que também precisamos receber. Seja um carinho, um obrigado, e isso tem muito a ver com a percepção que nós temos de nós mesmos. Essa música nos ajuda a refletir sobre a hora de parar e recarregar as energias.





4- Epitáfio – Titãs

“Epitáfio” é linda, e se analisarmos nos faz refletir sobre a fragilidade da vida. Sabe aquelas coisas que temos vontade de fazer, mas somos bloqueados pelo medo, pela incerteza. Calamos a voz do coração, racionalizamos demais, e nos esquecemos de viver, e de repente puff...se foi, já não é mais, virou saudade. Eu sei, somos cheios de incertezas e medos, mas você não precisa fazer tudo de uma vez, num rompante, numa explosão. Olhe para a sua vida, o que você quer tornar real, trabalhe para isso, torne isso real, um passo por dia, traga sua realidade para perto de você, não deixe que o arrependimento tome conta de você. O que você fez e falhou fica como aprendizado, então, complique menos, trabalhe menos e veja o sol se pôr.





5- Tocando em frente – Almir Sater

Essa música é uma composição do próprio Almir Sater junto com o Renato Teixeira. Sabe aquelas músicas que tocam a alma? Acho que essa é uma delas. “Tocando em frente” nos mostra que sempre há motivos para recomeçar, e que aquilo que nos acontece e que consideramos ruim, talvez tenha nos tornado mais fortes. Nos faz ter a certeza que a vida é plena sim, se conseguirmos enchê-la de amor e paz, e principalmente, que a sua capacidade de ser feliz reside somente em você e que só você é o verdadeiro responsável pela sua vida e pela sua história. Por isso, que o autoconhecimento é importante, porque a partir dele nós nos tornamos responsáveis pelas nossas vidas e assim passamos a escrever a nossa história com mais consciência e mais tranquilidade.



6- Admirável chip novo – Pitty

Será que você foi programado para ser quem você é? Seu coração é seu? Seus pensamentos são seus? “Admirável chip novo” tem uma mensagem muito importante na letra, ela nos alerta sobre a imposição velada que o sistema faz sobre nós. Será mesmo que você precisa de tudo que você consome? A música nos alerta sobre a perda de nossa individualidade, e quando nós achamos que estamos livres, alguém vem e nos reprograma e o sistema é reinstalado. É uma música que também nos faz pensar no coletivo, na nossa sociedade atual e levanta um questionamento. Será que nós realmente temos escolhas? Ou será que é tudo programado? Deixo para você pensar.



 7 - Earth Song - Michael Jackson

Ouvir "Earth Song" e assistir o vídeo me causa a mesma sensação que "Do the evolution", um misto de medo, tristeza, apatia. A letra questiona também todos os avanços que pareciam trazer progresso, mas trouxeram morte e destruição. Ouvir "Earth Song" faz você se questionar sobre o seu papel na preservação do meio ambiente e da vida na terra, e eu não estou falando de grandes ações, mas das pequenas ações do dia a dia. Como é a sua interação com a fauna e flora, como você ensina seus filhos, sobrinhos, alunos sobre a importância do meio ambiente. É para pensar, principalmente nos tempos em que vivemos, e nos questionar mesmo sobre o que aconteceu conosco, e como podemos ajudar a reverter esse processo, mesmo com pequenas ações diárias.



E você, conhece alguma música que tem uma mensagem bacana na letra? Se quiser pode compartilhar conosco, será um prazer conhecer suas ideias.


Se interessar, procure a tradução das canções em inglês que não tem vídeo legendado, para poder conhecer um pouquinho mais sobre elas. Eu recomendo o site Letras.mus.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.