06 dicas para organizar a sua rotina

Você costuma se sentir perdido durante o dia? Não sabe se começa uma ou outra atividade primeiro? Às vezes, sente dificuldade para estabelecer prioridades e tem a impressão de que sempre falta tempo, seja para investir em um curso, na família, ou nos cuidados com você mesmo, seja com exercícios físicos, automassagem com óleos essenciais, um momento de leitura, entre tantas outras atividades prazerosas e que só nos fazem bem?



Se a sua resposta foi sim para a pergunta acima, então eu sugiro que você acompanhe este post até o final, pois eu vou compartilhar com você algumas dicas bem legais para você organizar a sua rotina e quem sabe assim, sobra um tempinho para você investir em você e nas pessoas que você ama.



1º passo - Evite a autossabotagem
Você precisa estar consciente do que realmente você deseja organizar em sua rotina para não se autossabotar. Por exemplo, se você quer ter mais tempo para fazer yoga ou caminhar, se o tempo sobrar e você ficar com preguiça, de que adiantou investir em formas de organização se você se autossabota. Então, tenha um objetivo claro do que você quer e o por que você quer isso, pois ter isso desenhado em sua mente de forma clara ajuda que o processo vá para a frente.

2º passo - Tenha uma agenda
Eu gosto bastante de agenda, eu prefiro as físicas. Uso sempre no trabalho, e gosto de colocar todas as minhas atividades do dia e compromissos nela. Você também pode usar agendar eletrônicas, acho que o Google disponibiliza uma. Eu não sei como funciona, mas se você prefere tente dar uma pesquisada. Em casa, eu costumo usar cadernos de tarefas, onde anoto objetivos e metas que podem ser à curto ou longo prazo. Uma dica bem legal, é estabelecer os horários para as suas atividades diárias, seja em uma rotina em casa, ou no trabalho, principalmente para aquelas atividades que todos os dias se repetem.  Acredito que organizar as atividades por horários e tópicos como se fosse um check-list auxilia bastante, para mim pelo menos, funciona bem.


3º passo - Conheça o seu período de maior produtividade
O seu período de maior produtividade é aquele momento do dia em que você sente mais vontade e disponibilidade de energia para realizar as suas tarefas. Para mim, é de manhã ou já à noite. No trabalho, eu costumo concentrar grande parte das minhas atividades no período da manhã, auditorias, análises, entre outras atividades. Deixo à tarde, para responder e-mails ou preencher planilhas menos urgentes. Em casa, já de noite eu gosto de usar o tempo que sobra para fazer yoga ou ler. Esse período de maior produtividade vai depender muito da sua personalidade, então vai de você sentir, e depois concentrar as atividades mais importantes durantes esses horários, assim você estará mais disponível para realizá-las com mais competência.

4º passo - Faça uma pausa para respirar
Eu sei que você quer abraçar o mundo e dar conta de tudo e todos, mas calma, respira. Mesmo que você tenha diversas atividades e compromissos durante o dia é de extrema importância que você se permita parar um pouco para respirar e oxigenar o cérebro. Dando uma pausa, você conseguirá raciocinar com mais calma e clareza, assim pode se dedicar às suas atividades inteiramente e ainda ganhar um tempinho de sobra para olhar para você.



5º passo - Organize seu dia na noite anterior
Eu percebi que sempre que eu deixo algo para organizar no mesmo dia, eu sempre acabo me esquecendo de alguma coisa, por exemplo, se preciso pagar uma conta, eu tenho que deixar o dinheiro e o boleto à vista na noite anterior ao dia do pagamento, porque corro o risco de esquecê-los guardados. Quando preciso colocar um livro, ou algum outro item na minha bolsa, também faço isso na noite anterior para não me esquecer. Se for possível, tente planejar o seu dia à noite. Estabeleça as prioridades e organize-se na noite anterior ao compromisso, passeio, evento ou atividade, assim você não corre o risco de esquecer alguma coisa importante.

6º passo - Estabeleça critérios para o uso de celular/redes sociais
Eu era o tipo de pessoa que ficava verificando as redes sociais e olhando para a tela do celular de meia em meia hora. Me lembro que uma vez, eu estava conversando com uma colega de trabalho, e ela me disse que só olhava o celular quando chegava em casa. Na época, eu achei um absurdo, hoje até compreendo. Não é errado acessar as redes sociais e responder as mensagens do WhatsApp, eu mesma uso bastante, o blog tem redes sociais e eu gosto e acho super importante, só estou mais consciente do uso agora. Então, avalie se você fica muito tempo entretido com o celular e depois reclama que não tem 30 minutos para fazer um exercício, mas sem nem perceber, fica 1 hora no Facebook. Se esse for seu caso, que tal estabelecer alguns critérios para seu amigo celular, tais como, horários de acesso, limites de postagens visualizadas, entre outros. Se você usar com consciência, tenho certeza que será uma atividade prazerosa e ainda vai sobrar tempo na sua rotina para investir em você.

Essas seis dicas são as que eu uso no meu dia a dia, e que para mim, principalmente no trabalho tem ajudado muito. Se fizer sentido para você, utilize-as em sua vida e depois me fala o que achou. Tem alguma outra dica para organizar a rotina que não apareceu por aqui. Que tal compartilhar nos comentários aqui embaixo.

Espero que essas dicas possam te auxiliar. Depois, se quiser me conta o que está funcionando para você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.