10 dicas de hobbies para você escolher

julho 13, 2018

Eu acho bem legal ter um hobby. Ter uma atividade que te encanta, com a qual você ocupa e movimenta sua vida. Pense comigo, se você tem um hobby, você já pensou nas histórias interessantes que ele carrega? Nos cursos que você já fez por causa desse hobby, das pessoas maravilhosas que conheceu com afinidades com você por causa dele? Ter um hobby ajuda a eliminar o stress diário, entre outras coisas positivas. Se você não tem nenhum hobby e quer começar, eu fiz uma lista de 10  atividades que qualquer pessoa pode praticar, dos 10 que listei, quatro eu pratico, e amo, e acredito que minha vida se tornou mais inspiradora e criativa para mim, depois que os coloquei na minha rotina.



1-Tocar um instrumento musical

Esse é um dos meus hobbies, esse ano eu voltei para as aulas de violão. Aprender a tocar um instrumento musical é muito gostoso. Você se concentra, se conecta com a música, o tempo passa super rápido. Além do mais, aprender a tocar um instrumento musical te ajuda a relaxar e a focar no momento presente. Tente tocar um instrumento pensando em outra coisa, pelo menos no meu caso dá tudo errado. Quando eu estou tentando aprender uma música, a minha mente fica totalmente concentrada na canção, o que ajuda a viver no presente. Escolha um instrumento musical que te agrade, ouça seu coração para ver se essa atividade ressoa com você, se sim, vá em frente.



2-Escrever

Mais um hobby que amo. Eu adoro escrever, seja aqui no blog, seja nos meus cadernos. Eu escrevo quando estou feliz e quando estou triste. Escrevo para desenvolver uma ideia, uma experiência. Escrever ajuda na conexão da alma com os sentimentos. Ao escrever, é como se você saísse um pouco fora de si mesmo, e colocasse no papel um pouco de você. Já existe um trabalho realizado com a escrita denominado “Escrita Terapêutica”, onde você escreve o que vier na sua cabeça. Eu vou deixar aqui (clique aqui) um site que acho bem legal, e que explica detalhadamente o que é e como praticar a escrita terapêutica. Portanto, que tal começar a escrever.





3-Fotografar

Saia por aí para fotografar, vá treinando o seu olhar para aquilo que chama a sua atenção, para aquilo que você considera belo. Você sabia que assim como a escrita, a fotografia também pode ser usada como recurso terapêutico. Nas minhas pesquisas para este post, descobri que um fotógrafo chamado Yuri Bittar percebeu depois que começou a dar aulas de fotografia que essa atividade tinha um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Então, fotografar não é uma terapia oficialmente, mas tem efeito muito positivo. Ficou curioso? Vou deixar para você o site onde encontrei essas informações e também o site do fotógrafo Yuri Bittar, onde você pode encontrar mais informações. Se você sente afinidade com esta proposta, visite os sites, quem sabe você não se apaixona e torna isso o seu hobby.




4-Meditação e yoga

Outro hobby que cultivo, rsrs. Eu pratico yoga há 4 anos e meditação há mais ou menos 1 ano e meio. Praticar essas atividades teve um impacto muito positivo na minha vida. A prática, tanto da meditação como da yoga, ajuda a ampliar os horizontes. Você se torna uma pessoa menos ansiosa, menos reativa, consegue avaliar melhor o seu comportamento diante das situações. Eu recomendo muito, porque a vida muda para melhor. Se você não tem dinheiro neste momento para investir em cursos, é só recorrer às informações gratuitas disponibilizadas no Youtube. Lá você irá encontrar vídeos ensinando a meditar, meditações guiadas, aulas de yoga gratuitas para iniciantes. É só você querer, que um mundo de possibilidades irá se abrir para você. 



5-Desenho e pintura

Esse é um hobby que não pratico, mas já pensei em adotá-lo em minha vida, só não sei onde vou colocar tanta atividade, rsrs. Neste momento, apesar de achar a arte do desenho e da pintura uma coisa linda, resolvi abrir mão, pelo menos por enquanto. Mas, se você tem um tempinho disponível que tal tentar aprender a desenhar e pintar quadros. Desenhar e pintar também são formas de terapia, uma vez que ajudam no foco e concentração, ajudam a diminuir o stress e a liberar a criatividade. Aqui eu estou dando exemplo de um hobby, mas atualmente existe uma prática da psicologia denominada “Arteterapia” que nada mais é do que a prática de atividades artísticas com fins terapêuticos, que é algo mais profundo e estruturado.



“A arteterapia tem como objetivo avivar  a mais profunda expressão do ser humano: o seu potencial criativo. É o ato de criar que nos torna divinos.” Fabiana Geraldi



Para saber um pouquinho mais sobre Arteterapia, assista o vídeo abaixo:



6-Cultivar uma horta

Já pensou em começar uma horta? Saiba que é uma atividade muito prazerosa. Eu gosto muito de ervas medicinais e temperos. Eu cultivo hortelã, alecrim, manjericão, poejo, entre outros. Como eu gosto de fazer meus próprios cosméticos, como sabonetes, por exemplo, cultivar as ervas medicinais que eu uso na fabricação de algumas coisas para mim se tornou mais fácil. Você pode tentar temperos, como salsa, orégano, e ir usando nos alimentos, o que você mesmo planta. É tão legal. É tão bom ver a plantinha se adaptando e crescendo, ficando bonita, enche a gente de satisfação. Vou aproveitar e deixar uma receita de sal de ervas bem bacana que você pode fazer com os temperos que plantar.



7-Dançar

A dança é uma das atividades físicas mais completas que existem. Dependendo do tipo de dança, você poderá trabalhar a sua capacidade aeróbica e também grupos musculares diversos, ajudando também na perda de peso e melhorando a autoestima. Olha que coisa boa. Procure nas academias e escolas de dança da sua cidade, a modalidade que mais te atrai, e inclua este hábito saudável em sua vida. Está sem dinheiro? Ou está economizando? Então, use a internet, no Youtube tem diversas aulas de dança. Tem um canal chamado “Exercício em Casa” que eu gosto bastante, assista uma aula deles, e mexa-se.







8-Praticar um esporte

Já pensou em praticar um esporte? Pode ser aos finais de semana, se você não tiver tempo, já pensou em quanta coisa legal você pode fazer, corrida, bike, natação, basquete, vôlei, futebol. Existe uma infinidade de atividades, é só procurar aquele que tem mais a ver com sua personalidade. A sua saúde física e mental agradecem.



9-Sinuca

Eu não sei jogar sinuca, não faço a menor ideia de como funciona, mas percebo aqui no trabalho que o povo adora. Na hora do almoço, o pessoal joga, socializa, fala palavrão, rsrs, mas enfim, se entendem. Existe inclusive, campeonato de sinuca, e informo para você que apesar dos homens dominarem a mesa, as mulheres estão ocupando o seu espaço, e muitas já participam de campeonatos. Se você gosta, se informe como pode aprender, e quem sabe tornar a sinuca uma atividade da sua vida.
 





10-Cozinhar

Você gosta de cozinhar? Então que tal, aprender novas receitas, incrementar o cardápio com novas e surpreendentes preparações. Cozinhar pode ser também uma terapia, pois experimente cozinhar nutrindo sentimentos negativos, com pressa ou ansioso, a comida fica um horror. Então, se concentrar, manter bons sentimentos, selecionar alimentos, ir ao supermercado pode ser muito proveitoso se você gosta de cozinhar. Você pode inclusive, se levar jeito, criar um canal no Youtube ou uma conta no Instagram para divulgar suas receitas, já pensou nisso? Se você gosta de cozinhar, tente sair do básico e inove tornando isso um hobby para você.



Bom, te passei hoje 10 dicas, espero de coração que você possa aproveitar pelo menos uma delas.

4 comentários:

  1. Você me lembrou de uma coisa muito importante, fazer algo que alegre a alma, tem tantas coisas que amo e deixei de lado e isso realmente faz a gente se sentir um pouco morta por dentro, como um jardim que foi abandonado e que sua beleza já foi esquecida. Eu realmente preciso voltar a replantar e cuidar das flores dentro de mim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Marisa. Tente recomeçar essas atividades, vá aos poucos, com leveza. Eu tenho certeza que você irá reencontrar essa vida dentro de você. Ela está aí dentro, talvez, só um pouco escondida, e fazer o que gostamos ajuda muito nesse processo.

      Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

      Um beijo :)

      Excluir
  2. Olá Angélica,

    Fico muito bom este artigo, parabéns! E fiquei feliz em ser citado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri!

      Obrigada. Fico feliz que tenha gostado, e espero que as pessoas possam se inspirar em você e quem sabe possam se apaixonar por fotografia, e inclusive encontrar um novo significado para a vida.

      Valeu pela visita e pelo comentário.

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.