10 dicas para melhorar seu mindset

setembro 11, 2018
Eu tenho estudado um pouco sobre mindset, e nesse tempo aprendi algumas coisas que tenho aplicado em minha vida e percebi que elas têm me ajudado bastante. Antes de compartilhar com você as 10 dicas, vamos primeiro definir o que é mindset.

Mindset é a mentalidade com a qual encaramos a vida. É a nossa atitude mental diante dos acontecimentos que ocorrem no nosso dia a dia, e essa atitude mental acaba por influenciar o nosso comportamento de uma forma geral. Diante disso, você pode ser uma pessoa com mindset negativo ou positivo. Se a sua atitude mental diante da vida é sempre pessimista, talvez você seja uma pessoa de mindset negativo, mas calma, que dá para dar uma melhora nisto, e eu vou compartilhar com você as dicas para você começar. 

1 - Enfrente os desafios
A grande maioria de nós tem medo de um desafio. Eu afirmo isso porque eu sempre fui muito receosa em relação aos desafios. Eu sempre preferi permanecer na minha zona de conforto, onde tudo é conhecido, mas de 2016 para cá, juntamente com o blog, eu comecei a enfrentar os desafios, pouco a pouco. Quando algo novo se apresenta, eu tento enxergar o que posso aprender com isso e onde posso chegar. Quando você consegue fazer algo que a sua percepção julgava incômodo e impossível, você passa a sentir satisfação em ter conseguido transpor essa barreira, e estará em busca de sempre crescer um pouco mais como pessoa. Ao invés de sair correndo, tente mudar o pensamento, e busque entender o que há de novo nesta situação e qual aprendizado ela pode trazer, isso te ajudará a definir a forma de trabalhar com o novo com mais clareza.

2 - Entenda suas emoções
Antes de ler este tópico, eu sugiro que você leia um post sobre inteligência emocional que escrevi há algum tempo atrás (clique aqui para ler). Quando você entende e fica consciente de suas emoções, a sua capacidade de manter o foco e o raciocínio aumenta, isso fará com que você possa tomar decisões de maneira consciente, avaliando com cuidado os prós e contras de uma situação, e deixando de se sentir vítima da mesma, o que ajuda a calibrar o mindset positivamente.




3 - Perceba os dois lados da moeda
Toda história e toda experiência que passamos sempre tem dois lados. Só que a grande maioria das pessoas foca no lado negativo. Se você tiver em mente que sempre há dois lados na moeda, você, sempre que se deparar com alguma situação desafiadora, tentará buscar em sua mente, o outro lado, ou seja, os aprendizados e experiências de vida que de alguma forma podem te trazer algum ganho. Então, a partir de hoje sempre que você for desafiado pela vida, lembre-se de que toda moeda tem dois lados, e pense à respeito.

4 - Escreva
Eu adoro escrever sobre o que estou sentindo, ao fazer isso, eu percebo muitas mudanças em meu comportamento. Ao escrever, eu percebo que a situação não é esse monstro que a minha mente está desenhando para mim e que sim, eu posso transpor esse desafio. Ao escrever, eu consigo acalmar a minha mente e tirar todo o peso da situação. Não sei se é só para mim, mas ao colocar o acontecimento no papel é possível perceber com mais clareza como superar o obstáculo, seja ele físico ou emocional. Faça essa experiência de escrever sobre o que te acontece e incomoda e depois me conta como foi para você. Estarei esperando suas percepções.

5 - Faça exercícios físicos
Do que você gosta? Yoga, caminhada, natação, bike, academia? Não importa. O importante aqui é se mexer. Fazer exercícios físicos libera hormônios do prazer e bem estar que são capazes de melhorar a nossa vida de uma forma geral. Praticar exercícios te ajuda a encarar a vida de uma forma mais positiva, te dando ânimo para superar os desafios. Está parado ainda? Trate de se mexer agora.

6 - Entre em contato com a natureza
Eu adoro a natureza, e adoro andar em parques. Sempre que faço isso, eu me sinto mais feliz, mais criativa. Eu recomendo que você dedique parte do seu tempo livre, pode ser semanalmente ou quinzenalmente para entrar em contato com a natureza. Pise na grama, toque uma flor, sente debaixo da sombra de uma árvore, observe os animais. Permita-se sentir a conexão, você vai ver como a vida vai se abrir para você, as cores ficarão mais vivas, seu cérebro responderá melhor, eu garanto. Vai lá, verde que te quero verde.




7 - Seja grato
Uma das formas de melhorar o mindset é ser grato. Desde que comecei a ser grata pelas coisas que tenho, pela pessoa que sou, eu percebi muita coisa positiva em minha vida, e isso nos dá uma sensação muito agradável. Ao agradecer, nós nos sentimos conectados com o TODO. Se você foca muito na reclamação, eu sugiro que comece a mudar o foco, você vai ver como faz bem.

8 - Tenha objetivos
É importante que você tenha objetivos na vida. Você pode pensar, mais eu já conquistei tudo o que eu queria financeiramente/materialmente. Bom, ok, mas e espiritualmente, como você está? É importante nos preocuparmos com o lado material da vida, mas temos que ter objetivos que contemplem a nossa vida espiritual, e eu não estou me referindo à religião, eu estou me referindo à algo maior, àquela conexão com algo a mais. Aprenda sobre espiritualidade. Tenha também, objetivos relacionados à hobbies, estudos de uma língua estrangeira, coisas que possam te mover. Ter objetivos te dá uma razão para continuar, e assim, provar para si mesmo, que você é importante e pode chegar onde desejar.

9 - Fique atento às suas palavras
Quais as palavras que você profere no seu dia a dia? Elas emanam que tipo de energia, positiva ou negativa? Coloque no seu vocabulário palavras inspiradoras que irão chegar ao seu subconsciente e te ajudarão a ter uma atitude mais positiva diante da vida. 



10 - Por último, mas não menos importante, pratique meditação
A meditação é uma ótima ferramenta para melhorar o mindset. Quando você se permite ficar em silêncio e observar a sua respiração, a sua capacidade de concentração melhora muito, e assim você se torna capaz de encontrar respostas e agir com mais inteligência diante dos desafios que se apresentam. A meditação também muda muito a forma como você encara a vida, as coisas se tornam mais simples, e você percebe que é possível se apropriar da própria vida e vivê-la de uma forma mais equilibrada, mesmo diante de situações desafiadoras. Comece com 10 minutos diários e depois me conta como está sendo a sua experiência.

Essas foram 10 dicas super fáceis que qualquer pessoa pode incorporar em seu dia a dia, e assim, calibrar o mindset para o modo positivo. Eu espero que você tenha gostado e possa utilizá-las também.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.