Gratidão – 2 Dicas para se manter conectado com esse sentimento

setembro 19, 2018

Eu já escrevi sobre gratidão algumas vezes aqui no blog. Mas, aprendi tantas dicas legais nos últimos tempos e que fizeram uma diferença tão grande para mim, que achei interessante compartilhar com você. São duas dicas que mudaram muito a minha percepção e a prática delas me mantém conectada com esse sentimento, a ponto de que quando eu começo a reclamar de algo, imediatamente vem na minha mente um pensamento contrário à reclamação. 


Notar essa diferença de postura me fez ter mais vontade de sempre praticar a gratidão. Eu já escrevo em um caderno diariamente as coisas pelas quais sou grata, sempre escrevo assim: “Eu agradeço de coração por ... porque ...”, e comecei a fazer dois exercícios diariamente que estou amando. Quer conhecer e também praticar a gratidão em sua vida diariamente? Então, é só continuar a ler este post.



Âncora da gratidão

De acordo com a PNL (Programação Neurolinguística), âncora é um gatilho que tem como objetivo controlar o estado emocional (clique aqui para saber mais). Para usar uma âncora da gratidão, você precisará associar a prática à algum gatilho que te lembre de agradecer, por exemplo, eu uso a borboleta, todas as vezes que eu vejo uma borboleta, eu me lembro de agradecer por algo da minha vida. Você pode escolher aquilo que fizer mais sentido para você, pode ser um pássaro, um sorvete, um gato, ou pode ser ao ouvir um barulho, uma música. Escolha algo e comece a praticar, você irá perceber o quanto é legal e o quanto isso faz bem. Esses dias, eu estava me sentindo meio triste no trabalho, desanimada, então fui para a janela olhar para fora com aquela sensação de angústia, ao chegar lá, uma borboleta amarela passou voando, imediatamente me lembrei de alguma coisa boa e agradeci, eu agradeci por ter um trabalho e ganhar um salário que permite estudar, passear, comprar coisas que gosto e considero importante, então fiquei me sentindo um pouco melhor. Esse exercício ajuda muito e eu tenho gostado bastante de praticá-lo.



Eu amo isso

Eu tenho assistido uns vídeos de uma terapeuta chamada Amanda Schultz (clique aqui para conhecê-la), e em um dos seus vídeos ela compartilha uma prática ensinada pela Rhonda Byrne no livro “O Poder” (livro ótimo viu, vale a pena) que é sempre que acontecer algo que você gosta, você repetir mentalmente, eu amo isso. Exemplo meu, rsrs, sempre que meu ônibus passa no horário, eu saio do trabalho às 17:00 hs, e algumas vezes, fico esperando cerca de 15 a 20 minutos no ponto de ônibus, então sempre que o ônibus passa 17:05hs, que é o horário dele sem atraso, eu repito para mim: “Eu amo quando o ônibus passa no horário”, e com gratidão, aprendi a repetir: “Eu amo ser bem atendida”, “Eu amo poder comprar alimentos saudáveis.”. Nossa, tem tanta coisa que eu amo e que eu nem sabia, rsrs. Você pode inclusive, agradecer por coisas que você AINDA não tem mas gostaria de ter, vamos ver um exemplo:


Vamos supor que você quer muito comprar um apartamento, e sempre que você passa perto de um prédio se chateia por não ter ainda, ao invés de ficar chateado, sempre que passar em frente ao prédio, repita para si mesmo: “Eu amo ter um apartamento”. E fique bem, agradeça pelo que você tem, e espere, faça a sua parte, sem ansiedade. 



Essas dicas ajudam muito. Eu tenho praticado e adoro. Espero que elas façam sentido para você também. Se quiser, depois me escreva contando como está sendo sua experiência com a prática. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.