Como se manter positivo quando a situação é negativa

Talvez uma das coisas mais difíceis de se fazer é manter a mente positiva quando acontece algo conosco que consideramos negativo. Como se manter dentro de uma vibração elevada quando quem amamos adoece, quando perdemos o emprego, quando quem amamos percebeu que não nos ama mais ou quando nós mesmos enfrentamos uma doença física e/ou emocional?

Obviamente, a intenção deste post não é que você encare as dificuldades e desafios da vida dando pulos de alegria, até porque nós sabemos que as coisas que nos acontecem podem desestruturar tudo aquilo que considerávamos a nossa base, porém, existem maneiras de pensar que podem ajudar a nos manter mais focados e mais confiantes no que o futuro nos reserva, sem nos entregarmos demais aos sentimentos negativos causados por situações desconfortáveis, e assim criarmos forças para agir quando for necessário.

Vamos lá!



Você não é essa situação
Uma das coisas mais comuns que acontecem quando enfrentamos uma situação negativa é nos identificarmos tanto com essa situação, que ela começa a fazer parte da gente. Então, acabamos nos limitando pelo o que acontece conosco e não pelo que somos. É importante conseguirmos distinguir nós mesmos do que nos acontece. Por exemplo, um amigo passou a perna em você, e você perdeu dinheiro. Obviamente você irá ficar chateado, triste, mas se limitar à situação pode ser um problema, ou seja, você começa a achar que você é burro, acha que todo mundo vai fazer igual, vive sempre na angústia de que algo semelhante irá acontecer novamente, você se transforma na situação que viveu. Sempre que algo negativo acontecer com você, lembre-se que você não é essa situação, o que aconteceu foi ruim, mas ainda é uma vírgula na sua história e não um ponto final.

Esta situação é temporária
Quantas e quantas vezes, nós nos desesperamos com situações que na nossa cabeça pareciam que iriam durar uma eternidade. Tudo na vida é temporário, o bom e o ruim, o quanto antes entendermos mais ficaremos em paz quando uma situação negativa ocorrer. Aquele ditado que "nada dura para sempre", encaixa-se bem aqui. Tenha sempre isso em mente ao enfrentar um desafio.

Reclamar não muda a situação
Eu reclamo, tu reclamas, nós reclamamos
Sim, todos nós reclamamos, e eu me incluo neste tópico, porque eu tenho a tendência a reclamar demais das situações, às vezes, mais de uma vez da mesma coisa. Para mim, a reclamação meio que se tornou um hábito mesmo, e depois de assistir uns stories da Gisela Vallin (clique aqui para conhecer), onde ela dizia que podemos até reclamar uma vez de algo que nos desagrada, mas ficar só falando do problema acaba aumentando-o, porque tudo aquilo que focamos a atenção cresce. Portanto, para mim também, reclamar menos é uma lição a ser aprendida. Que possamos incorporar a lição de reclamar menos juntos em nosso dia a dia, e assim focar no que é bom, e criar mais disso em nossas vidas.



Se concentre na ação
Ao invés de focar nos sentimentos ruins que está sentindo e na situação negativa, que tal tentar focar no que você pode fazer para melhorar esta situação, dentro daquilo que depende de você?
Às vezes estamos em um trabalho que nos desvaloriza, mas o que fazemos para mudar?
Às vezes estamos em um relacionamento abusivo, mas o que fazemos para sair disso?
Reclamar como disse anteriormente, só vai aumentar o problema, portanto, apesar de difícil talvez seja a hora de focarmos na ação para mudar aquilo que nos desagrada e criar a vida que queremos viver.

Você não pode controlar o que acontece, mas pode controlar a sua reação
Essa é uma das coisas que mais tem feito sentido para mim nos últimos tempos, a minha reação aos acontecimentos. Nós não podemos controlar o que os outros fazem conosco, não podemos controlar se vai chover ou fazer sol, não podemos controlar o fluxo da vida, mas podemos controlar a nossa reação aos acontecimentos. Portanto, todas as vezes que você sentir negatividade, tristeza, raiva, enfim, lembre-se: "Eu não posso controlar o que é externo, mas a minha reação posso controlar", e faça escolhas mais saudáveis mantendo-se assim mais positivo para lidar com os desafios da vida.

"São muitos os desafios que terá pela frente, mas com a atitude certa você estará preparado para todos eles." Frase retirada da internet - Autor Desconhecido

Eu espero que essas dicas te ajudem.
Até o próximo post!!!




2 comentários:

  1. Olha, sinceramente, essa primeira, achei fundamental. A gente se apega à algo que à vezes não é nem nosso para resolver. O problema é da pessoa. A falha de caráter é da pessoa. Gostei muito do exemplo que você deu e me vi nele demais.

    Eu tive uma experiência dessa recente e daí foi fácil querer me criticar, e ler isso aqui fez toda a diferença. Isso não quer dizer que todos serão assim. Isso apenas significa que aquela pessoa vacilou e a vida vai se encarregar de entregar a lição que ela não aprendeu.

    Para o alto e avante.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisley!
      Que bom que gostou. Concordo muito com você, também acredito que a vida se encarrega de ensinar a lição para quem falhou, sempre.

      Beijo

      Excluir

Tecnologia do Blogger.