Como ser mais autoconfiante + Dica de floral

Eu nunca fui tão autoconfiante durante a maior parte da minha vida, e a fase mais crítica foi por volta dos 14 anos indo até os 26 anos, quando percebi dentro de um namoro que eu estava tendo atitudes que minavam todo o meu poder pessoal.

Depois desse namoro, fiquei um bom tempo sozinha porque desenvolvi o transtorno de ansiedade generalizada, e pensar em relacionamento naquele momento era algo muito difícil para mim, eu não queria passar novamente pelas mesmas coisas que eu passei, e assim fui me fechando, e investindo em outras áreas da minha vida, como os estudos e as amizades e deixando o relacionamento para segundo plano.



Atualmente, depois da terapia, investimento em autoconhecimento, meditação, e uma maior percepção de mim mesma, já me sinto bem mais tranquila para lidar com os desafios que relacionamentos e encontros nos causam. Nos últimos tempos, por exemplo, passei por algumas frustrações que acredito que se eu não estivesse tão autoconfiante e acreditando em mim mesma, eu teria deixado todas as situações desagradáveis roubarem de mim toda a alegria e a vida que venho construindo, porém, eu soube como agir positivamente, e aqui estou eu, para compartilhar com você, as atitudes que reforço todos os dias em minha vida, para me manter mais autoconfiante e trilhar o meu caminho com sabedoria, fé e alegria, claro que com as oscilações da vida, mas sempre caminhando firmemente em direção ao meu propósito que é viver a minha vida da melhor forma possível.

Antes de compartilhar com você as dicas, só quero ressaltar que eu passei e ainda passo por um processo terapêutico, nada foi da noite para o dia, então que você tenha em mente, que não existe fórmula mágica, as dicas vão te ajudar a tomar uma direção, mas o trabalho de melhorar é praticamente todo seu, então, fique consciente que não é fácil, mas é possível, certo!

Aprecie suas qualidades
Aprenda a listar e apreciar suas qualidades. Pare de focar naquilo que acha ruim, e comece a apreciar as coisas boas que você oferece ao mundo. Sua capacidade de ouvir, sua capacidade de cuidar da saúde e alimentação, de ser bom aluno/boa aluna, de ser um/uma excelente profissional. Trate de listar e resgatar suas qualidades. Se possível, faça a lista e leia todos os dias para não se esquecer, combinados?



Visualize-se sendo mais autoconfiante
A minha mãe sempre me diz que quando ela tem que fazer algo difícil, ela se imagina já fazendo, dando tudo certo e voltando de onde ela teve que ir. De uns tempos para cá, eu ando fazendo isso. Se tenho uma apresentação para fazer, já me imagino indo, sendo confiante, dando tudo certo. Esse tipo de visualização ajuda muito, pois faz com que fiquemos realmente mais confiantes, o seu cérebro entende aquilo que você sente, e se visualizar faz você se sentir bem, é assim que você irá encarar as próximas situações, com autoconfiança.

Pratique afirmações positivas
As afirmações positivas reprogramam o nosso subconsciente, e isso faz com que nós, aos poucos comecemos a acreditar nas palavras que repetimos. Eu falo mais sobre as afirmações no vídeo que vou deixar abaixo. Pratique e depois me conta, como está sendo para você.



Questione os pensamentos negativos sobre si mesmo(a)
Quando vier algo depreciativo sobre si mesmo(a) em sua mente, questione se isso é verdade, questione esse pensamento, se possível, repita para si mesmo(a) o inverso, por exemplo, se você repetir para si mesmo(a):

- Eu sou tão burro(a), nem deveria abrir a boca para falar algo.

Repita assim:

- Eu sou tão inteligente, e acho que a minhas palavras são inteligentes, sempre que eu perceber que alguém me solicitou posso falar sem medo.

Mas, se você ainda não acredita totalmente nisto, pode repetir assim:

- Eu estou no processo de me achar mais inteligente, e estou investindo nisso, portanto, se alguém pedir minha opinião, estarei trabalhando com segurança em mim mesmo(a) para poder ajudar.

Isso vai te ajudar a criar uma imagem mais positiva de si mesmo(a).

Pare que querer agradar todo mundo
Quando estamos querendo agradar todo mundo, é muito comum que estejamos em busca da aprovação dessas pessoas, ou seja, talvez não acreditemos em nosso valor, por isso acabamos por necessitar da validação do outro tentando agradá-lo, só que isso acaba diminuindo a nossa autoconfiança. Então, faça somente o que está ao seu alcance, se os outros não estão ficando satisfeitos talvez eles precisem começar a avaliar a própria vida. Então, pare de querer agradar, faça o que é possível e o que está dentro dos seus limites. 

Recomendo que assista esse vídeo: Como impor limites





Afaste de pessoas tóxicas
Se for possível dê um tempo ou se afaste de pessoas que estão sempre te colocando para baixo. Se você estiver consciente de si mesmo(a), você vai conseguir perceber os pequenos comentários destrutivos disfarçados de opinião construtiva. Ao perceber, decida se essas pessoas são realmente importantes para continuarem fazendo parte da sua história, se você avaliar e perceber que tem sofrido muito, talvez seja melhor se afastar de quem vive te chutando e fazendo você rolar ladeira abaixo.

Não se compare
Comparação é um veneno para autoconfiança. Eu sempre digo, que ao nos compararmos sempre vamos evidenciar pessoas melhores ou piores que a gente, e se a sua tendência é ter baixa autoestima e pouca autoconfiança deve ser bem comum você se sentir a pior pessoa do mundo. Quando perceber que está se comparando, corte esse pensamento, e ocupe sua cabeça com outras coisas.

Recomendo esse vídeo também: Como lidar com a comparação



Seja grato(a)
A gratidão não é uma modinha, ela é um jeito muito especial de nos mostrar o quanto temos de bom na nossa vida, o quanto já conquistamos, e isso ajuda a fortalecer a nossa confiança em nós mesmos e na vida. Comece a listar as coisas pelas quais você é grato(a) e o por  que de você ser grato(a) por essas coisas, e experimente a diferença na sua vibração e alegria.

Aceite suas imperfeições
Imperfeições e vulnerabilidades fazem parte da vida, e isso de certa forma molda também quem nós somos, tem uma frase da Clarice Lispector que gosto bastante, e é a seguinte:

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

Ficar lutando para ser perfeito(a) em tudo nós sobrecarrega, leva à procrastinação e a uma maior sensação de imperfeição. Aceitar suas imperfeições não é agir com desleixo, é fazer o seu melhor, mas aceitando que as imperfeições fazem parte da vida, relaxe e viva com mais tranquilidade. Dê o seu melhor, mas pare de se sobrecarregar para ser a Senhora ou Senhor Perfeito. Esqueça essa ideia.



Florais de Bach
Os florais que podem ajudar na autoconfiante são o Larch e o Crab apple (se houver problemas com a autoestima). De uma forma geral, esses florais podem auxiliar, então é só tomar 4 gotas 4 vezes ao dia. Mas, se você quiser trabalhar outras questões, pode fazer terapia floral, para saber mais é só clicar aqui.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas possam se úteis para você também.

Sugestão de música: Waking Life - Schuyler Fisk










Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.