Mundo da lua? Sabia que os florais podem te ajudar?

Não sei você, mas eu sou do tempo de alguns programas infantis que marcaram época, tais como, Castelo Ratimbum, TV Colosso, Glub Glub, Sessão Desenho, e eu estou entregando minha idade agora, e se você é da mesma época que eu, provavelmente deve se lembrar do programa "Mundo da Lua" da TV Cultura que mostrava as aventuras do Lucas Silva e Silva.



Você lembra da frase que o Lucas dizia? "Alô, alô! planeta Terra chamando, planeta Terra chamando..."



Eu adorava esse seriado, e acabei me lembrando das pessoas que a gente conhece e que vivem no mundo da lua, e que às vezes, a gente diz: "Ei, volta para a Terra. Planeta Terra chamando." Você é uma pessoa muito desatenta ou conhece/convive com alguém desatento? Se sua resposta foi sim, primeiro precisamos entender de onde vem esta desatenção e essa necessidade de estar sempre viajando, sempre no mundo da lua.  É importante buscar saber o por quê de se fugir da realidade. Pode ser algo emocional, uma dificuldade de se viver no presente, mas pode ser também algum transtorno mais grave e que precisa de tratamento médico, por isso, antes de tirar uma conclusão sobre determinado comportamento, seja o seu mesmo ou de alguém, é sempre imprescindível considerar todas as possibilidades, lembrando que sim pode ser algo simples, mas pode ser também algo que precise de mais cuidados e atenção.

Em linhas gerais, pessoas que tem dificuldade de se manter no presente, ou seja, estão sempre viajando em outras dimensões, focam muito no que irá acontecer um dia, projetando um futuro de dias melhores e quase nunca conseguem enxergar algo positivo no agora.  Existe um floral, o Clematis, que é muito útil para pessoas que tem dificuldade de viver a realidade e estão sempre no mundo da imaginação. 

De acordo com o Dr. Edward Bach, no livro "Os remédios florais do Dr. Bach", o floral Clematis é de grande utilidade para pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram tanto interesse pela vida. Para pessoas paradas, que não estão felizes onde estão, e para pessoas que vivem mais no futuro do que no presente. Segundo o livro "Terapia Floral do Dr. Bach" da Mechthild Scheffer, as pessoas que precisam de Clematis, apresentam sintomas-chave, tais como, são sonhadores, tem os pensamentos sempre em outro lugar, escassa atenção ao que acontece à sua volta.


É interessante, tomar o floral, e ir percebendo os pensamentos. Fazer exercícios de atenção plena também ajuda bastante, por exemplo, ao tomar banho colocar atenção no cheiro do shampoo, no barulho e na sensação da água no corpo. Ao lavar louça ou arrumar a cama focar nesta atividade, ao escovar os dentes, ao pentear o cabelo tentar focar a atenção nessas atividades, e ficar o máximo possível de tempo consciente dos próprios pensamentos, para poder perceber quando eles querem viajar em direção à lua.

Ainda no livro "Terapia Floral do Dr. Bach", a autora sugere algumas medidas de apoio que eu achei interessantes, tais como, dedicar-se à passatempos criativos, como pintura, por exemplo. Pode-se também, praticar yoga, que ajuda bastante a manter a mente no presente, e expor-se à luz, ao sol.

Então, se você não consegue manter a atenção no presente, peça para manipular o floral Clematis, mas se quiser conversar com um terapeuta, pois talvez você precise de outros florais para completar sua fórmula, é só falar comigo (clique aqui), porém, se no momento for inviável, então dedique-se às atividades que foram citadas acima (yoga, passatempos criativos, caminhadas ao ar livre), também tente praticar meditação para ajudar a mente a focar no presente, e vá se apropriando a cada dia do presente que é viver o momento presente.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.