03 TÉCNICAS SIMPLES PARA COMEÇAR A MEDITAR

agosto 04, 2021

Por Angélica Diniz


Eu tento meditar diariamente pelo menos por 8 minutos, o fato é que nem sempre consigo, e de alguns meses para cá, a meditação ficou cada vez mais esporádica na minha vida. Eu passei mais de 4 semanas sem meditar uma vez, e percebi o quanto isso fez diferença de uma forma negativa na minha rotina.


Quando eu meditava diariamente, eu tinha uma resposta emocional e comportamental bem mais equilibrada aos acontecimentos, e sem meditar percebi que eu estava ficando mais estressada, bem mais estressada, nervosa e com dificuldade de manter o sono, percebi também uma dificuldade maior para manter a calma.




Então, resolvi parar de priorizar coisas que não estão me ajudando, e começar a priorizar a meditação novamente. Se você quer meditar, ou se quer retornar a prática de uma forma leve, eu sugiro para você começar devagar, estabeleça uma duração menor, de 5 a 10 minutos. Às vezes, nós nos forçamos a períodos maiores de meditação, e acabamos desistindo, então é melhor começar com um tempo mais curto e ir aumentando conforme a prática ficar mais consistente.


Hoje, eu vou apresentar para você, 03 técnicas simples para você começar, ou voltar a meditar de uma forma leve e sem cobranças. Antes de tudo, ajuste o timer do seu relógio, já defina o tempo antes de iniciar, isso impedirá que você finalize muito cedo a sua prática.


#1 Foque nos sons exteriores

A gente acha que para meditar devemos estar mergulhados no mais absoluto silêncio, mas a gente sabe, que nem sempre isso é possível. Dependendo de onde você mora, os barulhos podem ser frequentes, e deixar de meditar por causa disso, não vale a pena. Essa técnica, eu li em um dos livros do Professor Hermógenes (só não recordo qual). Eu costumo também chamar de "Técnica - se não pode com eles junte-se a eles". Não adianta brigar com o barulho, aqui você irá se juntar a ele, não fazendo mais barulho, mas dando a ele, os seus ouvidos. Foque nos sons, enquanto respira, nos mais distantes, nos mais próximos, ouça as buzinas, sirenes, pássaros, crianças, cachorros, respire e foque sua atenção no barulho. Aos poucos, você vai perceber que eles deixam de te incomodar, e passam a ser facilitadores do processo meditativo.


#2 Body Scan - Escaneamento Corporal

Esta técnica consiste em escanear mentalmente o corpo. Sentir pontos de tensão e de relaxamento. Ao mesmo tempo em que respira, foque a sua mente em alguma parte do seu corpo e sinta como ela está. O fato de se concentrar no corpo, te ajudará a dispersar menos a mente.





# 3 Meditação usando mantras

Se você tem dificuldade em diminuir a intensidade de seus pensamentos durante a meditação, recitar mantras pode te ajudar. Eu costumo recitar os seguintes mantras ou frases quando escolho esta técnica:


"So ham - Eu sou"

"Inspiro paz, expiro amor"

"Om Namah Shivaya"

"Om Tare Tuttare Ture Soha"

"Sat Nam"


Espero que você tenha gostado das técnicas e boa prática!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.