04 PASSOS PARA DIZER NÃO

 Por Angélica Diniz

 

Dizer NÃO, pode ser algo muito complicado para algumas pessoas. Uma palavra tão simples, mas que pode causar muito desconforto e constrangimento, sobretudo porque muitas vezes a dificuldade em dizer não, pode estar associada ao medo da rejeição, medo de receber não quando precisar de um favor, medo de ser julgado, entre outros. Olha só, quantos medos a palavra NÃO pode carregar.

 

A dificuldade em dizer não, pode fazer você se submeter a coisas que você já não sente afinidade, ou até a coisas que ferem gravemente a sua dignidade. Por isso, é muito importante, que você avalie a causa raiz da dificuldade em dizer não, para que toda as vezes que você se sentir acuado, você possa refletir sobre as suas emoções e tomar a decisão que não fere os seus valores.

 

Depois de refletir sobre a causa da sua dificuldade, você pode criar novos comportamentos para lidar com a necessidade de dizer não, você irá ensaiar formas de dizer não, que não te deixem constrangido e também não constranjam os outros. Se você tem dificuldade em dizer não, você pode se preparar da seguinte forma:

 

# 1 – Peça um tempo para avaliar

Quando eu fico em dúvida sobre alguma solicitação que me foi feita, eu sempre peço um tempo para avaliar e refletir se eu realmente quero responder com um NÃO, ou se há alguma resistência minha na questão. Eu me lembro, que eu tinha uma amiga que sempre me convidava para fazer uma live com ela no Instagram, e eu não queria fazer, porque ainda não me sinto à vontade fazendo lives, e eu pedia um tempo para avaliar e refletir, para entender se eu realmente não queria, se eu estava querendo aceitar para agradar ou se fazer live (pelo menos nesse momento) não tem sentido para mim. Pedir um tempo, te ajuda a digerir melhor a ideia, e impede que você diga NÃO ou SIM, sem avaliar adequadamente se é isso que você realmente quer. 




 

# 2 – Não fique se explicando demais

Você disse não para alguém, explique o motivo brevemente e encerre o assunto. Você não precisa ficar se explicando demais para os outros. Se algo não faz sentido para você no momento, ou se você não quer fazer algo, explique isso brevemente. É muito comum, as pessoas que tem dificuldade em dizer não, também apresentarem um complexo de culpa. Sentem-se culpadas todo o tempo por não corresponderem às expectativas dos outros, e saiba você que por mais que desejemos agradar todo mundo, ainda sim, isso será impossível, uma vez que cada pessoa possui uma visão do mundo diferente. E se explicar demais, tentar não magoar, tentar não chatear o outro, pode até piorar a situação, e ainda drenar toda a sua energia. Então, diga NÃO e seja breve. Quem é maduro emocionalmente irá entender, e quem der show, talvez seja melhor você avaliar se é interessante manter em sua vida.

 

# 3 – Respeite o que você está sentindo

Quando você recebe uma solicitação/convite que não te agrada, o que você sente? Aprenda a ouvir o seu corpo e respeitar as sensações. Eu, por exemplo, recebia convite de parcerias para trabalho que não me agradavam, porque a pessoa em questão, sempre que podia me invalidava de alguma maneira, muitas vezes com comentários sutis. Então, todas as vezes que eu recebia um convite da pessoa em questão, eu me sentia enjoada, e sempre respondi com NÃO. Então, aprenda a ouvir e respeitar as sensações que você sente em seu corpo. Sinta seu coração, sinta seu estômago, sinta sua respiração. Muitas vezes, a recusa se manifesta em nosso corpo, aprenda a ouvir e respeitar.




# 4 – Tome um floral

Um floral maravilhoso para pessoas que não conseguem dizer NÃO é o Centaury. Você pode tomar esse floral 4 gotas 4 vezes por dia. Ele te ajudará a focar mais em você e em seus objetivos, e te ajudará a distinguir quando o SIM ou o NÃO são necessários.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.