TEMPO DE ESPERA - COMO SE SENTIR BEM

fevereiro 09, 2022

 Por Angélica Diniz


O tempo de espera é aquela pausa entre um acontecimento e outro. É o que a autora do livro "Enquanto o amor não vem", Iyanla Vanzant chama de meio tempo. E esse meio tempo, o tempo de espera não é algo que acontece em nossa vida somente quando esperamos pelo amor. O meio tempo acontece todo o tempo. Durante a recuperação de uma doença, o tempo de espera é a ponte entre a doença e a cura, é o caminho que a gente percorre entre um espaço e outro. O meio tempo é o tempo entre o desemprego e a tão sonhada vaga.  O tempo de espera é o tempo onde cuidamos de nós. É o tempo onde cultivamos, aguardando uma boa colheita.


Se você me acompanha no Youtube, deve saber que recentemente, eu testei positivo para a Covid 19, e então eu entrei no tempo de espera, o isolamento. Por mais que eu já esteja vacinada, não vou mentir que em alguns momentos fiquei ansiosa, porque eu sabia que a Covid tem uma característica de piorar a partir do quinto dia de sintomas. E por ter tendência à ansiedade, eu sabia que se eu me desesperasse, meu quadro que era simples poderia se complicar agravado pelo medo.


Então, eu me conscientizei do tempo de espera, e imaginei que eu estava atravessando uma ponte, de um ponto ao outro. E eu imaginei uma ponte estilo Indiana Jones, de madeira que balançava e que se eu não mantivesse o cuidado e a calma, eu cairia no abismo. Pois bem, a ponte foi o meu tempo de espera, e eu decidi atravessá-la com calma. Como eu disse anteriormente, o tempo de espera é o tempo de cultivo, e nós só conseguimos cultivar com paciência, se antes estivermos cultivando o cuidado conosco. Durante o tempo de espera, enquanto você atravessa a ponte, você precisa se ocupar, ocupar a sua mente, a sua cabeça. A sua mente será determinante em todo o tempo de espera, é ela que determinará o êxito ou a queda, então, observe seus pensamentos e lance mão de atividades que te ajudem a se ocupar.



Hoje, eu vou compartilhar com você algumas sugestões de atividades que você pode fazer para se sentir melhor, mas não se esqueça que além de todas essas atividades, é muito importante que você cuide da qualidade de seus pensamentos neste tempo de espera.


Organize suas coisas

Ajeite o que está desorganizado. Organize armários, prateleiras, gavetas. Uma vez eu ouvi uma moça dizer  uma frase em inglês que gostei bastante, foi a seguinte: "Clean space, clean mind". Algo como: "Espaço limpo, mente limpa". Eu realmente acredito que um local organizado e limpo pode interferir de forma positiva em nosso humor.


Ouça uma música

Durante o meu tempo de espera, eu descobri uma cantora pela qual fiquei encantada. Ela se chama Ayla Schafer, e quando eu começava a sentir a fadiga da doença e o desânimo que ela causa, eu me deitava, colocava o fone e ouvia as músicas. E aos poucos, eu ia recobrando o ânimo. A música tem um potencial terapêutico, e se você acredita nisto, você pode se beneficiar de inúmeras maneiras. Escolha músicas que você se identifica e sinta as canções.





Alimente-se bem

O tempo de espera pode ser um tempo de ansiedade para algumas pessoas, e quando estamos ansiosos é muito mais fácil fazermos escolhas alimentares não tão boas, e a partir disso, entrarmos de um ciclo de escolhas ruins. Então, escolha pelo menos uma refeição do dia para incluir mais frutas e legumes. 


Acenda uma vela aromática ou incenso

A chama da vela tem o poder de acalmar, e o cheiro que ela emana também. Escolha velas de qualidade e de materiais não tóxicos. Você pode também acender um incenso de qualidade. Lavanda e erva-doce são ótimos para o tempo de espera.


Leia um livro

Ler é outra atividade que pode te ajudar e ainda fortalecer a sua mente no tempo de espera. No momento da leitura, o seu foco estará no livro, e isso fará que você foque menos no seu problema. Eu estou lendo um livro bem legal chamado "Uma bruxa no tempo". E ele me ajudou muito. Então, se você gosta de ler, sugiro que use o tempo de espera para isso. Dê asas à imaginação, ou aprenda coisas novas.



Pratique yoga ou meditação

Movimente seu corpo com gentileza. A yoga e a meditação te ajudarão no movimento do corpo, e também a desacelerar a sua mente. O tempo de espera pode trazer muitas dúvidas, então aprender a silenciar a mente, traz paz e tranquilidade, e te ajuda a dissolver as dúvidas com mais clareza.


Tire um cochilo

Dormir ajuda a recuperar a saúde, e pode ser muito bom priorizar um bom sono ou cochilos durante o meio tempo, durante a espera. 


O tempo de espera pode ser uma provação, então como você reage durante este tempo fará toda a diferença na sua vida. Escolha ficar bem durante o seu tempo de espera!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.