COMO LIDAR COM AMBIENTES HOSTIS

janeiro 27, 2022

 Por Angélica Diniz


O dicionário define hostil como um algo/alguém que revela agressividade e é ameaçador. Muitos de nós, em alguma fase da vida tivemos ou teremos que lidar com algo ou com alguém que seja hostil. Há algum tempo atrás, eu estava caminhando no pátio da empresa em que trabalho, e vi uma flor delicada, caída no pátio de pedregulho molhado. Naquele momento, resolvi fotografar aquela imagem, e me veio à mente, essa ideia do hostil com o delicado.




Na vida, nem sempre os caminhos serão tranquilos, uma vez ou outra teremos que lidar com locais ou pessoas hostis. Mas saiba que é possível passar por essas fases na vida de uma forma tranquila e sem prejudicar demais o emocional. Mas, como? Continue lendo o post de hoje para saber.


# 1 - Avalie como você chegou até este ambiente ou pessoa hostil

Fazer essa avaliação é interessante para você observar quais das suas decisões podem ter te levado a enfrentar essa situação em sua vida. Na verdade, essa etapa só funciona como um guia para você observar seus pensamentos e ações. Muito do que se manifesta no físico, acontece primeiro no nível de pensamento, no nível mental. Esse exercício é muito importante em casos onde você se vê frequentemente tendo que lidar com a hostilidade de terceiros. Assim, você é capaz de avaliar por que esse padrão se repete. Quais comportamentos ou pensamentos estão te levando para esses caminhos de espinhos?


# 2 - Por que esse ambiente ou pessoa são hostis para você?

Aqui, você irá avaliar questões de expectativa e realidade. Em algumas situações pode acontecer de você achar algo ou alguém hostil porque a sua expectativa não foi correspondida. Talvez você esperasse ser recebido de um jeito, e acabou sendo recebido de outra forma, e na sua percepção, isso pareceu hostil, mas na verdade, se trata apenas da sua expectativa muito elevada. É muito importante avaliar suas expectativas para poder lidar de uma forma mais inteligente com a situação.


# 3 - Trabalhe sua autoestima e aproprie-se dela

Se depois de fazer o exercício # 1 e # 2, você realmente percebeu que há uma hostilidade real com alguém do seu convívio, então é o momento de você trabalhar a sua autoestima e principalmente se apropriar dela. Quando alguém nos trata mal, é muito comum que nós nos sintamos para baixo, tristes e sem energia, principalmente quando o desafeto não tem um motivo aparente. Por isso, é muito importante que você se conscientize do seu valor, para não permitir que a hostilidade alheia te afete demais. Lembre-se que quando alguém é hostil com você sem motivo aparente, isso diz mais sobre a pessoa do que sobre você. Então sossegue seu coração, confie em Deus e deixe fluir, pensando no seu bem-estar.




# 4 - Proteja sua energia

A hostilidade funciona como um ladrão de energia. Perceba sua energia. Imagine a seguinte situação: "Hoje você acordou disposto, tomou café da manhã, repassou sua agenda de compromissos e foi para o trabalho. Ao chegar no local, é recebido com hostilidade, e sem nenhum motivo." Como você se sente? Mesmo que você seja uma pessoa mais preparada e que não se abala muito, aposto que pelo menos uma expressão do tipo: "Eu hein, pessoa estranha!" tenha passado pela sua cabeça. Então, se reagimos, mesmo que de forma controlada, isso significa que de algum jeito a nossa energia foi afetada. Para se proteger, recomendo que faça uma oração. Tem uma frase que mantenho como um lembrete no meu ambiente de trabalho, que é: "Ao invés de fazer uma reclamação, faça uma oração." A oração muda o nosso estado mental e a nossa energia. Não importa sua crença ou para quem você irá orar. Só concentre-se no bem maior e limpe seu coração. Conecte-se com  o presente e em seus objetivos. Assim você se protege e não embarca na sombra do outro.


# 5 - Trace um plano de fuga

Se você enfrenta uma situação de hostilidade esporádica, essas sugestões vão te ajudar com certeza. Mas se seu caso é frequente, aplique essas sugestões e trace um plano de fuga. Não fique se submetendo à um ambiente ou à alguém que te adoece. Pense em você e em sua saúde. E reflita sobre o que você realmente acha que merece da vida e das pessoas. Acredite que você merece o melhor, e vá em direção ao melhor, sempre!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.