RECONHECER A HORA DE DIZER ADEUS

 Por Angélica Diniz


No final de semana passado, eu assisti o novo filme do Batman, e achei legal, inclusive uma das cenas finais me fez refletir sobre a nossa capacidade de dar adeus para aquilo que não corresponde aos nossos anseios na vida.


Eu atendo pessoas que tem suas questões, e eu como um ser humano, também tenho as minhas questões, e nos últimos tempos, eu tenho avaliado, aprendido e observado muito a questão de relacionamentos pessoais, sobretudo, os amorosos. E uma coisa que percebi nos relacionamentos que tentei criar conexão, e tanto nos relacionamentos de algumas clientes é a indisponibilidade do outro, seja por qual motivo for. Eu notei que muitas pessoas dizem querer um relacionamento, outras até estão em relacionamentos, mas estão completamente indisponíveis, a construção do vínculo é algo muito frágil. E muitas vezes, a outra parte até sente esta indisponibilidade, mas por questões emocionais ainda não trabalhadas não consegue dizer adeus.



Foto - Divulgação


No final do filme, vi uma cena que me chamou a atenção, a Mulher- Gato deixa claro que tem um interesse amoroso no Batman, e ele claramente tem um interesse nela, e ela sugere para ele ir embora com ela. O Batman diz que para ele não é possível, e nesta hora, a luz com o símbolo dele se acende no céu, ele olha para a luz com olhar atento, e nesse momento, a Mulher-Gato entende que ele até gosta de ficar com ela, mas ele está indisponível para um relacionamento mais profundo com ela, porque naquele momento ele tem outra prioridade, e ela vai embora, ela reconhece a hora de dizer adeus, porque para ela o que ele tem para oferecer naquele momento não é compatível com o que ela deseja internamente.


Na nossa vida, não é muito diferente. Às vezes, aquela pessoa que você gosta, te dá sinais da indisponibilidade, mas você não reconhece que é hora de dar adeus, mesmo sentindo que, o que o outro te oferece não é o que você busca, e prefere ficar por ali, orbitando, recolhendo migalhas de afeto, porque acha que não vai conseguir um relacionamento melhor. Neste momento, a autoestima e o amor próprio vão ficando cada vez mais fragilizados, e você começa a investir em algo sem futuro, e deixa de investir no relacionamento mais importante que existe, que é o seu relacionamento consigo mesmo.




O outro costuma deixar clara a indisponibilidade, o Batman desvia o olhar para a luz, para o seu símbolo no céu, e a Mulher-Gato com o seu instinto felino saca na hora que não vale a pena ficar ali. Na nossa vida, a indisponibilidade, a luz que desvia o olhar, o sinal, pode ser aquela mensagem que nunca chega, aquele convite que nunca acontece, os atrasos frequentes, a falta de comprometimento, a insegurança que a parceria traz para você. Esses são os sinais que mostram a indisponibilidade do outro. Nessas horas, é preciso acessar seus instintos, reconhecer a hora de dizer adeus e fortalecer o seu relacionamento com você mesmo, para que pessoas mais disponíveis possam entrar na sua vida. A medida que você aprende a dizer adeus para quem te oferece migalhas, mais próximo você fica de encontrar quem está disponível para um banquete completo.


Na vida também é preciso saber reconhecer a hora de dizer adeus!

2 comentários:

  1. A forma que o filme mostra que o suposto dever do Batman é maior (pra ele, na mentalidade dele) do que o affair que está tendo é bem legal - ele não precisa falar nada. Mas a gente assiste torcendo pra ele ir com ela, né..
    Indisponibilidade é bem chato mesmo, mas no mundo louco que a gente vive, infelizmente é algo "normal", até.. Todo dia é uma luta contra o tempo pra ganhar o pão de cada dia e os relacionamentos vão ficando como algo secundário, às vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lincoln, acho que o ruim é quando a outra pessoa fica orbitando em torno de quem está indisponível, ao invés de ir viver a própria vida, acredito que isso prejudica muito o emocional. Obrigada pelo comentário :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.