21 DIAS DE ESCRITA - PRIMEIROS PASSOS

 Por Angélica Diniz


Começar a escrever pode ser algo aterrorizante para muitas pessoas. Inúmeras dúvidas podem surgir durante esse processo. Como por exemplo: "O que eu vou escrever?" "Como escreverei sobre os meus próprios sentimentos?" "Agradeço pelo o quê?" e por aí vai. Ou talvez, você tenha algum trauma em relação à escrita, talvez você tenha tido alguma redação ou poema criticado por alguém, e aí começou a se sentir incapaz de colocar no papel os seus sentimentos, desejos, agradecimentos, desabafos, suas histórias verdadeiras ou fictícias. Atualmente, eu não tenho nenhum problema em escrever, tanto que tenho um blog, mas nem sempre foi assim.


Quando eu tinha 11 anos, eu precisei escrever uma redação na escola, e eu não tinha a menor ideia sobre o que eu escreveria, e ingênua e desesperada por uma boa aprovação na escola, eu resolvi copiar um texto de um livro, e entreguei para a professora. Teria dado certo, se o texto não fosse extremamente perfeito para uma criança de 11 anos, a professora empolgada leu o texto para a sala toda, e eu fui exposta, uma das alunas tinha o mesmo livro que eu, e ela gritava sem parar que eu tinha copiado o material, a professora me olhou e eu só sabia chorar, eu era uma excelente aluna, mas me achava incapaz de criar boas redações e boas histórias. Bom, a professora me passou um sermão depois da aula, e me deu a chance de escrever uma outra redação, que me lembro de ter tirado uma nota C, na época. Depois desse episódio, durante muito tempo, eu me sentia incapaz de escrever algo relevante,  algo que alguém realmente gostasse de ler. Eu usava as técnicas que aprendia só para melhorar os textos para o vestibular, por exemplo. Mas escrever, falar sobre mim, sobre algo que amo, era algo fora de cogitação.



Até que em 2014, eu comecei a terapia por conta da ansiedade, e a psicóloga me pediu uma carta, onde eu descrevesse o primeiro momento onde eu senti a ansiedade mais forte, o momento onde as crises se iniciaram e se intensificaram, e para mim foi péssimo escrever sobre aquele acontecimento naquele momento. Só que depois disso, eu comecei a me sentir cada vez mais aliviada. E escrever sobre como eu estava me sentindo ao acordar, dar uma nota para os sentimentos, escrever como eu poderia pensar diferente foi fazendo uma diferença tão grande na minha vida, que eu comecei a gostar de escrever, e a escrita começou a se tornar algo prazeroso ao invés de traumatizante para mim.


Com os meus aprendizados, dei início ao blog, e até hoje esse espaço é sagrado para mim, ele é meu, e é onde eu compartilho meus insights e até o meu trabalho como terapeuta. É o espaço que me proporcionou conhecer novas pessoas, criar conexões e ouvir o outro. Tudo isso por causa da escrita. Para te ajudar a iniciar este processo que para mim é fabuloso, eu resolvi trazer um guia de 21 dias de escrita para você que se sente travado em criar textos. Eu espero que possa te ajudar, e quem sabe a escrita se torne uma paixão na sua vida também.



1º dia - Escreva um poema qualquer (esqueça as regras, escreva livremente)

2º dia - Escreva uma carta para si mesmo

3º dia - Faça uma lista de gratidão (de 5 a 10 coisas)

4º dia - Escreva uma carta para o seu eu do futuro

5º dia - Escreva sobre os seus sonhos (pode ser como se eles já tivessem acontecido)

6º dia - Escreva três frases motivacionais que você ama e o por quê

7º dia - Escreva uma carta de perdão (para você ou para alguém)

8º dia - Escreva sobre 3 hobbies que você ama

9º dia - Relembre de um dia feliz

10º dia - Escreva sobre 3 coisas que te acalmam

11º dia - Escreva sobre sua planta, flor ou animal favorito

12º dia - Escreva sobre coisas que você assiste e que melhoram o seu humor

13º dia - Escreva 5 qualidades que você tem

14º dia - Escreva sua música favorita e o por quê

15º dia - Escreva sobre seu livro favorito e o por quê

16º dia - Escreva sobre seu filme favorito e o por quê

17º dia - Escreva sobre aprendizados que te fizeram uma pessoa melhor

18º dia - Escreva 3 afirmações positivas que fazem sentido para você

19º dia - Escreva sobre 3 alegrias da sua vida

20º dia - Escreva sobre 3 coisas que te deixam chateado

21º dia - Escreva sobre uma realização de vida


Depois desse exercício, você provavelmente sentirá mais vontade de escrever, depois continue do seu jeito. Este exercício de 21 dias, além de melhorar sua relação com a escrita, também te ajudará a se conhecer melhor. Então, vamos começar a escrever agora?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.