03 PASSOS PARA ESTABELECER LIMITES SAUDÁVEIS

 Por Angélica Diniz


Se você tem dificuldade para se posicionar, e aceita tudo o que as pessoas dizem ou fazem, talvez você tenha dificuldade em estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos. Eu, por exemplo, ainda tenho dificuldade em estabelecer limites, e quando percebi isso, me tornei muito mais observadora de mim mesma para não me deixar ser consumida por pessoas que não respeitam os meus limites.


A capacidade de estabelecer limites está diretamente ligada à nossa autoestima, pois quanto mais consciência você tiver de si e dos seus valores, mais fácil será estabelecer limites saudáveis. Mas se você tem medo de não agradar, está sempre preocupado com a opinião dos outros, os limites acabam ficando cada vez mais longe da sua realidade, e assim, você estará cada vez mais propenso a sofrer abusos.



Eu, de verdade, acredito que para estabelecer limites saudáveis é preciso construir uma autoestima saudável. Sem uma autoestima saudável dificilmente você conseguirá estabelecer limites. Então, para conseguir seguir os passos abaixo, você antes de tudo precisará entender como você se coloca no mundo, como você se enxerga, os seus valores e aquilo que você aceita e não aceita. A autoestima é a primeira coisa que precisa ser trabalhada para:


# 1 - Trabalhar o medo de dizer não

Eu só comecei a dizer não, quando comecei a trabalhar a minha autoestima. Eu, por exemplo, sou uma pessoa com a predominância da energia yin, e isso me deixa mais passiva, e quando esta energia está desequilibrada é muito comum que aceitemos tudo sem dizer não. O incômodo está lá, mas a capacidade de dizer não está ausente. O medo de dizer não pode estar ligado à várias questões como por exemplo, medo da rejeição, medo de não agradar, medo de precisar do outro e receber um não (manipulação da situação). Todas as vezes que você deixa o outro avançar e não se posiciona, você acaba perdendo a sua energia vital, a sua capacidade de olhar para a sua própria vida. O medo de dizer não pode ser trabalhado através da autoconsciência, apoio terapêutico, e com algumas ferramentas, como os Florais de Bach por exemplo. Eu vou deixar para você, uma palestra do Gasparetto (Calunga) sobre esse assunto, ela me ajudou muito com essa questão de colocar a nossa voz no mundo. Trabalhe a sua autoestima e diga não para aquilo que você não quer fazer.



# 2 - Deixe claro as suas necessidades

Uma das maiores dificuldades de quem tem bloqueios para estabelecer limites é deixar claro as suas necessidades. Deixar as suas necessidades claras informa o outro até onde ele pode ir. Para deixar claro a suas necessidades é preciso trabalhar a sua capacidade de se comunicar, e isso está diretamente ligado à sua autoconfiança. Exponha o que você sente, o que você deseja, só assim o outro saberá respeitar os seus limites. Um floral que pode ajudar nesta questão é o Larch, pois este floral trabalha a sua autoconfiança, e assim você consegue expor com clareza o que sente.



#3 - Ignore quem não respeita seus limites

Eu sei que ignorar alguém não parece algo legal, e não é mesmo. Mas, algumas vezes é preciso e no caso de pessoas que não nos respeitam, ignorar essas pessoas pode ser uma saída. Afinal, não respeitar limites é o mesmo que não te respeitar como pessoa. Pessoas que estão sempre sendo invasivas estão provando através de suas ações que não merecem o nosso cuidado, pois continuam nos ferindo. Talvez seja hora de ignorar essas pessoas, e seguir a sua vida pelo bem da sua saúde emocional.


"Você ensina os outros a te tratar por aquilo que permite, tolera e pelo o que não reclama." Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.