Bloqueadores de desenvolvimento - Ferramentas que ajudam na dissolução

Você, alguma vez em sua vida teve vontade de realizar algo novo, construir um novo caminho, começar ou terminar um relacionamento, mas não fez nada disso? 

Até pensou nas possibilidades, mas se sentiu inseguro ou insegura, com a autoestima baixa e com alguns medos que a princípio pareciam meio inexplicáveis?

Provavelmente, a sua resposta foi sim, né! Acredito que todos nós, (ou pelo menos a grande maioria das pessoas), uma vez ou outra diante de uma situação da vida já nos sentimos paralisados e incapazes, e isso deve-se em boa parte aos nossos bloqueadores de desenvolvimento, que em maior ou menor grau podem influenciar a nossa capacidade de decisão e de crescimento.

Os bloqueadores de desenvolvimento são também conhecidos como bloqueios mentais, eles são conceitos que acumulamos ao longo da nossa jornada e que nos impedem de avançar. Em geral, esses bloqueadores são causados por medos, mágoas, frustrações, ou ainda, por alguma experiência negativa que vivemos. Nós desenvolvemos os bloqueadores com o objetivo de fazer com que essas experiências ruins não ocorram novamente, é como se eles funcionassem como uma espécie de proteção, uma armadura.



Esses bloqueios mentais podem ter início no meio familiar ou no meio social, onde em geral, nós somos expostos à inúmeras ideias que podem se tornar crenças limitantes (clique aqui para saber mais).

Mas como dissolver esses bloqueadores de desenvolvimento?

Para dissolver esses bloqueadores é preciso conhecer as crenças limitantes assimiladas ao longo dos anos, pois ao ter consciência do que te limita, será então possível traçar estratégias para a substituição dessas crenças. Conhecendo as crenças limitantes e a forma como organizamos o nosso mundo ao longo da vida, podemos agir de forma a interromper os bloqueios, reformulando nossos pensamentos e expandindo a nossa consciência de forma harmônica.

Quais ferramentas podemos utilizar?

- Diálogo interno positivo: é importante estabelecer um diálogo interno que seja positivo. Quando a crença (pensamento) vier à mente, ela deverá ser substituída por outro pensamento que expresse uma ideia contrária. É fácil? Não! Mas é possível e requer treino. Esse treino pode vir através da meditação, que te dará condições para o próximo passo aqui embaixo, que é: 

- Consciência dos pensamentos: se você pensa o tempo todo, mas não consegue escapar das teias que seus pensamentos formam, obviamente, ficará preso como um pequeno inseto se debatendo nesta teia esperando ser devorado. Mas, se você se torna consciente, consegue respirar, e quebrar a teia. Ficar consciente daquilo que se pensa, entender e questionar o diálogo interno é uma forma muito eficaz de trabalhar na dissolução dos bloqueadores de desenvolvimento. 

- Plano de ação para a mudança: se você identificou a crença, criou um diálogo interno positivo e está consciente do que se passa em sua mente, chegou a hora de estabelecer um plano de ação para a mudança. Aqui é preciso ver o que se quer mudar, e então desenvolver maneiras de se fazer isso. Lembrando que para algo deixar de ser como é, se faz necessário agir. A ação pode ser uma terapia, um curso novo, novas amizades, dedicação à um hobby, um novo trabalho, enfim, vai depender muito do que você identificou como bloqueador. 




- Exercitar a gratidão: a prática da gratidão é muito eficaz para o estabelecimento do diálogo interno positivo, pois quando você percebe que há muita coisa boa em sua vida, automaticamente, você ficará mais positivo e isso reforçará a sua capacidade de acreditar em si mesmo, e se libertar dos seus bloqueadores.

- Terapia floral: a terapia floral é uma grande aliada na dissolução dos bloqueadores de desenvolvimento. Existem florais para trabalhar a autoestima, a dificuldade de dizer não, traumas, impaciência, ansiedade, angústia, enfim, possivelmente existe alguma essência que pode ajudar neste processo. Por exemplo, se você ouviu alguém dizer que você era feio e nunca iria conseguir nada por causa disso, e assimilou essa ideia, e ela se tornou uma crença, os florais Crab Apple e Larch podem ajudar. Caso tenha interesse, clique aqui.

Eu espero que você tenha gostado das dicas, e espero que elas possam te ajudar a enfrentar os bloqueadores que impedem você de chegar onde você deseja.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.