Meditar com música

dezembro 16, 2020
É possível meditar ouvindo música?
Sim, é possível. Você deverá avaliar se para você essa é uma prática que ajuda ou não.
Quando eu iniciei a prática de meditação, eu não utilizava nenhum apoio, seja música ou meditação guiada, comecei somente observando a minha respiração e só, tive bons resultados. Eu acho ótimo meditar assim, e também acho que talvez essa seja a prática mais comum e a mais recomendada.

Hoje, eu alterno entre práticas silenciosas e práticas que utilizo músicas como apoio, eu gosto bastante de ouvir música durante a meditação. Eu percebo que ao ouvir as músicas certas, a minha mente divaga menos, eu tenho mais facilidade para me concentrar e relaxar, além de sentir o meu estado de espírito mudando a cada novo som. Utilizar a música como apoio é muito bom para quem está iniciando a prática de meditação, pois favorece a concentração. Se você tem dificuldade, tente realizar uma prática com música e observe como você está se sentindo.

É muito importante que ao meditar ouvindo música, você esteja na postura correta, aquela postura que na yoga chamamos de postura fácil ou sukhasana. Se você se deitar, a probabilidade de você adormecer é muito grande, pois ao ouvir o som, o seu corpo entrará em estado de relaxamento, e o objetivo não é dormir e sim meditar. Então, tenha atenção em relação à postura.


Sente-se em sukhasana, respire e inspire profundamente pelas narinas, depois normalize a respiração e deixe-a seguir seu próprio ritmo. Ao colocar uma música, concentre-se nos sons que chegam aos seus ouvidos, caso haja alguma dispersão, observe-a e deixe-a passar, ao se dar conta que dispersou, não se preocupe, é só voltar a focar nos sons ou no movimento do ar, entrando e saindo dos pulmões. Se quiser foque o olhar no espaço entre as sobrancelhas.

Pronto, agora é só colher os benefícios da meditação e dos sons que você ouvirá. A música tem o poder de acalmar emoções, relaxar e mudar nosso estado vibracional. Para você que ainda tem dificuldades para meditar, essa pode ser uma boa saída.

Dica de música que você pode utilizar durante a meditação, aproveite!









Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.