PESSOAS IRRITANTES - EXERCÍCIOS SIMPLES PARA LIDAR COM ELAS

dezembro 16, 2020

Por Angélica Diniz


Eu acredito que praticamente todo mundo já teve que lidar com alguém muito irritante, e isso é normal, até porque no universo dos relacionamentos interpessoais é impossível ter afinidade com todo mundo. E obviamente, uma ou outra pessoa pode nos tirar a paciência por inúmeros motivos.


Uma das coisas que aprendi recentemente é que quanto mais você se irrita com alguém que você considera irritante, mais essa pessoa exerce poder sobre você, sobre os seus sentimentos e emoções. Quando, você decide se irritar é como se você desse o aval para a pessoa dizendo: "Ok, pode me irritar, olha como eu estou irritado. Você conseguiu o que queria controlar as minhas emoções." Você inconscientemente dá essa permissão à aquela pessoa que te irrita.





Realisticamente falando, sei que nem sempre é possível não se irritar, e sim, algumas vezes, perder as estribeiras também faz parte infelizmente. Eu me irrito ainda com algumas pessoas, mas recentemente, estou tentando deixar de sentir raiva por aquilo que não posso controlar, que é o comportamento do outro. Lendo recentemente, na verdade, fazendo um releitura do livro da Gabrielle Bernstein, "Milagres Já", me lembrei de um exercício chamado "A paz começa comigo", que é um exercício que deve ser feito sempre que você estiver irritado com alguém. Neste exercício você deve pressionar delicadamente o polegar e o dedo indicador, depois o polegar e o dedo do meio, em seguida, o dedo anelar e, por fim, o dedo mindinho.


Ao tocar o indicador, diga: A.

Ao tocar o dedo do meio, diga: PAZ.

Ao tocar o dedo anelar, diga: COMEÇA.

Ao tocar o dedo mindinho, diga: COMIGO.


Outra coisa, que me pergunto, é: "O que Jesus faria?"


Fazer essa pergunta a mim mesma me ajuda a dissipar a raiva, porque sempre imagino que Jesus teria maior sabedoria para lidar com a pessoa, então me acalmo, e entrego nas mãos do Universo aquilo que me causa raiva. 


O fato de você tentar não explodir com pessoas irritantes, não significa que você deve conviver com elas ou aturá-las. Pelo contrário, se a convivência com alguém te faz mal, talvez o melhor seja não se aproximar da pessoa, e manter o contato de forma superficial. Não é preciso ser amiguinho, respeite o outro como ser humano, e só. 


Como forma de aprendizado, você pode se perguntar, qual é o motivo dessa pessoa te incomodar? Ou o que você pode aprender? Ás vezes, o que nos irrita é um presente para nossa evolução, como você decide lidar é que dirá o quanto você está determinado a aprender e evoluir por aqui. Seria maravilhoso se todos fossem honestos conosco, amigos e quisessem o nosso bem, mas vivemos em um mundo de diversas consciências, muito heterogêneas, e portanto, nem sempre fáceis de conviver.

 


Como você reage, determina o poder exercido sobre você, e cá para nós, o capitão do nosso navio somos nós mesmos, só nós temos a capacidade de controlar o que somos, e o quanto antes tomamos este controle, melhor iremos viver,  é claro, existem as tempestades, ventos fortes, pedras neste caminho, entendemos que eles fazem parte, lidamos com eles, e seguimos, não deixe que o outro abale a sua calma e tranquilidade, não permita que o outro tire a calma do seu rio. Como dizia o sábio Professor Hermógenes: 


"Jogaram uma pedra na tranquilidade do lago. O lago comeu-a. Sorriu ondulações. Voltou a ficar tranquilo."


Você pode agitar-se um pouco, mas lembre-se, a tranquilidade está em você, traga-a para a superfície. 

Lembre-se disso, da próxima vez que tiver que lidar com irritações, combinado?


Vou compartilhar com você, uma música que descobri recentemente, é de uma banda de música gospel, eu gostei bastante, porque quando me sinto irritada, gosto de ouvir, e também um canto gregoriano, que ajuda a acalmar o coração, e diminuir a ansiedade. E também um mantra, para remover energias negativas e a raiva. Escolha o que tem a ver com você.


Ouça, se acalme e até o próximo post ;)








Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.