COMO EU MELHOREI OS SINTOMAS DE ANSIEDADE

Eu costumo sempre compartilhar com vocês aqui no blog, as ferramentas que usei e uso para melhorar os sintomas de ansiedade, e hoje vou contar para você como foi a minha jornada em lidar com a ansiedade.


Eu ainda faço manutenção. Ainda tomo florais, faço terapia holística, continuo estudando, e na verdade me sinto numa espécie de orai e vigiai. E porquê?


Porque eu entendo que uma personalidade mais ansiosa faz parte de mim, e entendo que eu tenho gatilhos que podem ocasionar crises novamente, então o que eu faço é cuidar de mim mesma com o máximo de atenção e autocuidado para viver a maior parte do tempo sem nenhum sintoma.


Hoje, eu vou compartilhar com você, os meus passos mais importantes, aqueles que dei quando quase não tinha forças para lidar com a ansiedade, eu espero que estas sugestões sejam úteis para você e possam te ajudar a melhorar os sintomas.


1) Procurei ajuda

Quando eu comecei a ter sintomas físicos de ansiedade, eu percebi que as coisas estavam saindo do controle, e senti que piorou quando comecei a chorar por causa disso, e tinha dias que eu não queria ir trabalhar, porque eu sentia uma sensação horrível de pânico. Nessa hora, eu me movimentei, pesquisei psicólogas na minha cidade, e verifiquei o preço, de três opções, uma, era a melhor financeiramente, porque eu sabia que possivelmente, naquele primeiro momento, eu precisaria ir pelo menos semanalmente, então me comprometi. Tomar essa decisão, foi muito importante para mim, a terapia me ajudou muito, e eu fiz acompanhamento por 06 anos, até receber alta em Janeiro de 2020. Se você não pode pagar por uma sessão, procure por psicólogos que atendem gratuitamente em Universidades, só não deixe de ir atrás do que é melhor para sua saúde.





2) Comprometimento com o tratamento

Quando eu ia à psicóloga, eu recebia sugestões. Sugestões de mudar o modo de pensar, respirar, eu era convidada a refletir. Eu resolvi me comprometer, fiz os exercícios propostos e me comprometi com a minha melhora. O comprometimento é um fator importante para qualquer tratamento, sem ele, você pode ir no melhor profissional, e não terá resultados. Lembre-se de sempre avaliar o seu nível de comprometimento, e reflita se você está dando o seu melhor por si mesma(o).


"A mudança que você quer, está na decisão que você não toma."


3) Livros, palestras e vídeos

Me lembro que na fase de 2014 até 2016 (quando criei o blog), eu consumia muito material. Lia livros sobre ansiedade, assistia palestras e vídeos, e ia aplicando cada sugestão que fazia sentido para mim, o mais legal dessa fase, é que eu percebi que quanto mais eu aprendia, mas eu tinha vontade de compartilhar a minha melhora. De todo este estudo, saiu o blog Equilíbrio e Vida, que hoje é um site, e é onde eu divulgo o meu trabalho como terapeuta. Estudar e aprender me ajudou a ampliar a minha percepção e ver as coisas por um outro ângulo. Estude sobre ansiedade, leia livros, assista vídeos, e veja o quanto de coisa boa está disponível para te ajudar.


"Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele." Margaret Fuller


4) Yoga e meditação

Eu iniciei na yoga por sugestão da psicóloga, na época ela me sugeriu que eu fizesse um exercício físico, e como nunca gostei de academia, resolvi tentar a yoga. Me matriculei nas aulas em um espaço aqui na minha cidade, que o preço é bem popular, e daí comecei a introduzir em minha vida, a minha paixão, as terapias holísticas. A meditação veio por tabela, comecei a meditar nas aulas de yoga, e aos poucos, coloquei a prática no meu dia a dia. Comprei dois livros que foram fundamentais, o "Meditar Transforma" e "Meditando com Brian Weiss". Fui aprendendo, estudando, e a meditação começou a fazer parte da minha vida. Neste ponto da minha caminhada, eu já estava lidando bem melhor com a ansiedade.





5) Terapias holísticas

Ainda estava na terapia com a psicóloga, quando comecei a me interessar pelas terapias holísticas. Passei por um atendimento de Florais de Bach, e percebi uma mudança fantástica em mim. Então, pensei, quero estudar mais essa terapia. Resolvi me matricular em um curso de Florais de Bach, e junto fazia a terapia com a psicóloga, e me consultava com uma terapeuta floral ao mesmo tempo. Neste ponto, senti como se tivesse dado um salto. Eu fiquei mais aberta, mais calma, e resolvi criar um canal no youtube, minha vida mudou bastante. Complementar a terapia com a psicóloga com a terapia floral foi uma das melhores decisões para mim. Então, naturalmente, me tornei terapeuta. Mais feliz com os novos caminhos e menos ansiosa.


Esse caminho foi o que deu certo para mim, quando tudo ainda era muito confuso, mas aos poucos eu consegui melhorar muito. E entendo que sempre vou precisar cuidar de mim, com amor e cuidado. Eu espero que você possa trilhar o seu caminho com leveza, e que as pedras que aparecerem não te desanimem. A estrada é longa, mas garanto que cada passo é válido. Cuide de você com amor, a recompensa é muito satisfatória.


E se você quiser saber um pouquinho mais sobre o meu trabalho como terapeuta, e como ele pode te ajudar, entre em contato comigo, vai ser uma honra te auxiliar na sua caminhada, clique aqui.



 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.