05 DICAS PARA LIDAR COM O APEGO

Apego significa dedicação excessiva a algo ou alguém. Quando uma pessoa está vivendo apegada, ela normalmente, dedica várias horas do seu dia pensando ou gravitando ao redor de seu "apego", que pode ser um trabalho, uma amizade, um parceiro ou parceira.

Geralmente, em meus atendimentos quando um cliente é extremamente apegado, eu percebo um grande medo da perda, projeção de sentimentos, manipulação velada, medo da rejeição, necessidade de controle, entre outros. Ser apegado à algo muitas vezes está ligado à nossa necessidade de ter uma identidade, algumas vezes, o objeto do apego traz algum status que é difícil abrir mão, pois a identidade está condicionada à ele.

Se você se define como alguém apegado à algo, essas dicas podem te ajudar:


1) O outro não define você

Principalmente nos relacionamentos, vemos as pessoas se definindo pelo estado civil. E quando, o relacionamento acaba, a pessoa não consegue viver mais a sua própria vida de uma forma saudável porque aquilo que a definia não está mais presente. Todo mundo sofre com o fim de um relacionamento, e isso faz parte, o que é prejudicial é ficar muito apegado à outra pessoa e deixar de viver de forma plena, ou prejudicar a vida do outro. Tenha em mente, que o outro não define você. Você é um ser único, sozinho ou acompanhado.




2) Não se prenda nas expectativas

Muito do apego que sentimos tem a ver com as expectativas que criamos. Muitas vezes, nós não somos apaixonados por alguém, e sim pela sensação que a paixão causa. Nós, algumas vezes, nos apaixonamos pelas ideias que criamos a respeito de alguém ou algo, e não por aquilo que é, na realidade. É importante, sempre pararmos para refletir se o apego não tem a ver com alguma expectativa que criamos.


3) O que o apego quer te ensinar?

Você já parou para pensar que todo sentimento traz consigo uma mensagem importante, e que pode nos ensinar mais sobre nós mesmos. Quando você estiver se percebendo no ciclo do apego, manipulando, controlando, julgando, perseguindo, pergunte para o apego o que ele quer te mostrar, e abra o seu coração. Anote as sensações e insights, e se você tiver um terapeuta, converse sobre isso.





4) Ocupe sua mente

Quando ocupamos a nossa mente fica difícil a gente se apegar às coisas e pessoas. Eu me lembro que eu tive uma cliente que era muito apegada ao namorado, e me lembro que ela estava num sofrimento muito grande, ela controlava todos os passos dele, chegava a não dormir. Além, dos florais, nós trabalhamos algumas mudanças comportamentais, eu sugeri que ela ocupasse a mente com outras coisas, buscasse fazer coisas por ela. Então, ela resolveu se inscrever em alguns cursos, e no atendimento de retorno, me disse que estava bem melhor. Mães muito apegadas, também ficam melhores quando tiram o foco dos filhos já crescidos, e por vezes adultos. Também já atendi mães apegadas, que ao direcionarem o foco para outras coisas, foram entendendo o apego, e soltando as rédeas da vida dos outros para segurar as rédeas da própria vida. Minha sugestão é que você procure por coisas que gosta de fazer, e ocupe a sua mente com outras coisas


5) Florais de Bach

Para os casos de apego, eu gosto de trabalhar com dois florais muito bons, o Chicory e o Holly. Os clientes, começam a adquirir uma percepção de si mesmos quando tomam esses florais, e é muito interessante observar o processo. Alguns ficam desconfortáveis no começo, mas depois percebem, o seu padrão comportamental, e aos poucos vão mudando para um comportamento mais saudável. Lembrando que esses dois florais são indicados aqui de um modo geral, mas caso você queira um tratamento mais individualizado, entre em contato, clique aqui.


"A raiz do sofrimento é o apego." Buda

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.