AUTOESTIMA FERIDA

junho 07, 2021

Por Angélica Diniz


Desde de que eu comecei a estudar autoconhecimento e atender como terapeuta, eu me tornei muito mais observadora, e isso me ajuda demais no dia a dia a não sofrer tantas interferências externas. Recentemente, acabei ouvindo algumas coisas desagradáveis e achei interessante a minha reação.


Eu escutei uma pessoa falando para a outra algo sobre a aparência da pessoa, e achei um tanto indelicado, porém, não falei nada, só pensei na indelicadeza de uma pessoa para com a outra. Pois bem, minutos depois, a pessoa que foi alvo do comentário indelicado, veio até mim, e fez um comentário indelicado sobre a minha aparência. Com calma, respondi algo, e refleti: "Pessoas com a autoestima ferida, às vezes, ferem outras pessoas."



É triste, mas é o que mais acontece infelizmente. Nós vivemos em uma sociedade de pessoas extremamente feridas por dentro, e poucas dessas pessoas procuram o autoconhecimento para lidar melhor com suas dores e não transferi-las para outras pessoas.


Quantas vezes, você já deve ter presenciado pessoas humilhando as outras, maldizendo, desqualificando, e na grande maioria das vezes, essas pessoas estão feridas, e como não conseguem sanar suas feridas precisam vê-las sangrar nos outros também. É como se dissessem para si mesmas: "Esse fardo não carrego só, preciso transferir um pouco dessa dor." Claro, que isso, nem sempre é consciente e isso também não exime estas pessoas da responsabilidade delas, em relação ao comportamento inadequado.


Eu acredito que ao ficarmos conscientes disso, podemos lidar melhor com essas pessoas, de uma forma a evitar que suas flechas de dor nos atinjam. Por exemplo, no meu caso, ao perceber esse movimento, eu interceptei a flecha, ou seja, não absorvi as palavras e não permiti que isso interferisse na minha autoestima.





A minha sugestão para você hoje, é que você fique atenta(o), sempre que sofrer agressões verbais te desqualificando em algo. Pense que provavelmente esta pessoa está ferida, e está tentando transferir um pouco dessa dor para você. Isso vai te ajudar a lidar melhor com as suas emoções sem deixar que as interferências externas te desestruturem. Mais uma vez, eu só quero ressaltar que isso não exime a responsabilidade das pessoas pelos seus comportamentos indevidos, a gente só precisa ignorar e seguir em frente, afinal cada um de nós tem as  próprias emoções para lidar.


Ignore a mensagem que te desqualifica, e não compartilhe dores que não dizem respeito à você. Cuide das suas emoções!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.