Atypical - Dois aprendizados para chamar a sua atenção

 Por Angélica Diniz


Eu comecei a assistir Atypical, série que conta a história de um jovem autista, o Sam, disponível na Netflix.. Essa série foi recomendada por uma amiga, quando descobrimos que o filho de outra amiga é autista, e ela contando sobre tudo o que ela passa com a criança referente à escola, aceitação, como ela e a família lidam com a criança no dia a dia, me fez pensar em como falta empatia no mundo, e como deve ser difícil ver um filho crescendo e estar sempre preocupado em como o mundo irá recebê-lo.


Ao conversar com essa amiga, eu tive uma noção de como a rotina é difícil e por vezes extenuante, e ao assistir a série pude ver o quanto as pessoas podem ser cruéis e se importarem apenas com o próprio umbigo, o fato é que nós nunca saberemos como é a realidade de alguém, até que vivenciemos aquilo de perto, mas outro fato muito importante, você não precisa vivenciar para ser educado e empático com as pessoas.



Foto: Divulgação


Atypical me ensinou que o primeiro julgamento que fazemos de alguém tem mais a ver com que acreditamos que seja o certo e errado, do que com o que aquela pessoa realmente é. Por exemplo, em uma das cenas da segunda temporada, Sam sai andando na rua à noite, porque não conseguiu dormir na casa do amigo Zahid devido aos barulhos e luzes, e é abordado por um policial, que o julga como drogado, ou seja, o policial julga o garoto de acordo com aquilo que ele acredita que seja um comportamento de pessoa sobre o efeito de drogas. Ele não deu benefício para a dúvida. Quantas vezes, em um supermercado já vi crianças gritando ou correndo de um lado para o outro, e as mães atrás, e julguei como crianças mal educadas, e talvez alguma daquelas crianças tivesse lidando com algo que era maior do que o meu julgamento superficial, o julgamento do momento. Nós nunca conhecemos a realidade do outro, por isso, o julgamento nunca é uma boa escolha.


Você vai se deparar na sua jornada com pessoas muito frias, mal educadas, sem empatia nenhuma, pessoas que agem de um jeito inadequado na busca por aceitação, e você terá que saber lidar com elas, não deixando que o comportamento delas interfira na sua jornada, nos seus sonhos e objetivos. Mas, você também encontrará pessoas empáticas e dispostas a ajudar. E é para esse tipo de pessoa que você deve dar ouvidos, é nelas que você deve focar sua atenção. Outro aprendizado que tive com a série é esse, o foco da sua atenção. Você já percebeu que você pode ouvir a opinião de três pessoas sobre um objetivo seu, duas pessoas vão te apoiar e uma vai falar mal e te depreciar, e mesmo que a conta esteja a seu favor, afinal duas pessoas te apoiaram, você se lembra com mais detalhes da opinião da pessoa que te depreciou e não te apoiou. Eu vi isso diversas vezes na série, uma pessoa brilhante cheia de talento, que era apoiada pela maioria, buscando a aprovação daquele que estava depreciando. E quantas vezes em nossa vida já não agimos assim, em busca da aprovação do outro, ou dando ouvidos para uma opinião negativa quando temos dez opiniões positivas ao nosso favor. Para o que você anda dando ouvidos?



Eu ainda estou na segunda temporada, e a série tem um total de quatro temporadas. Mas, eu sugiro que você assista, caso ainda não tenha visto. É uma série profunda, cheia de lições e aprendizados. Os aprendizados ali de cima são só um resumo rápido para te deixar curioso para assistir, porque com certeza a série vai bem mais fundo do que isso, pode acreditar.



2 comentários:

  1. Eu ainda não assisti mas já estudei bastante sobre autismo e todos falam muito bem dessa série... de The good doctor também.
    Na aba filmes do meu blog tem dicas de filmes sobre o tema que, felizmente, está cada vez mais em voga. Abração
    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atypical é bem interessante, vale a pena! E sim, ainda bem que estão falando cada vez mais sobre autismo, assim alguns preconceitos são desfeitos. Obrigada pelo comentário! Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.