O QUE CONSUMIMOS PODE NOS INFLUENCIAR? Uma reflexão sobre o livro "A abadia de Northanger" - Jane Austen

novembro 21, 2022

 Por Angélica Diniz


Eu terminei de ler o livro "A abadia de Northanger" da escritora inglesa Jane Austen. Se você me acompanha lá no Youtube, você já deve saber que eu gosto muito da Jane Austen, eu comecei a ler Jane Austen por causa do filme "Orgulho e Preconceito" de 2005. Naturalmente, comecei a ler outros livros da autora e acabei de finalizar mais um, e é justamente sobre ele que conversaremos hoje.


O livro "A abadia de Northanger" conta a história da jovem Catherine Morland. Catherine é uma jovem do interior que gosta muito de ler e é fascinada por romances góticos. Claro que o livro fala de um romance entre a protagonista e o jovem Henry Tilney, porém, não é sobre isso que quero conversar com vocês hoje.


Hoje falaremos sobre alguns comportamentos de Catherine ao longo da história (tentarei não dar spoilers) que demonstram como tudo o que consumimos pode nos influenciar de alguma forma, tanto positivamente quanto negativamente. Claro que na época de Jane Austen isso ficava mais restrito aos livros, mas hoje, a influência pode ser muito maior com a TV, filmes, séries, livros e internet. Será que estamos consumindo algo benéfico para nós? Será que estamos sabendo separar o joio do trigo? Ou estamos digerindo qualquer informação que nos chega sem ao menos nos questionarmos sobre os ingredientes usados para fabricar aquela informação.




No livro, Catherine faz um julgamento precipitado sobre o pai de Henry Tilney levada pelas ideias que ela lia nos livros. A mente de Catherine idealizou um cenário baseado nos livros que ela lia e na opinião de outras pessoas. Sabe quando você lê algo em uma rede social e nem se questiona se aquilo que você está lendo é realmente verdade, e você já sai fazendo conclusões precipitadas sobre o assunto e compartilhando com pessoas conhecidas? Catherine faz exatamente isso, baseia-se no que lê e não na verdade, baseia-se em uma realidade criada em sua mente e não no que realmente acontece. Eu achei isso muito interessante no livro, pois é possível ver a crítica que Jane Austen faz aos romances góticos da época. Estariam eles influenciando pessoas? Pois é, e olha que isso foi escrito anos atrás, estaria Jane Austen prevendo o futuro? É até engraçado pensar assim, mas não se trata de prever o futuro, mas sim de prever o comportamento dos humanos que por vezes é equivocado, sendo influenciado pela imaginação em detrimento da realidade.


Com isso, convido você a refletir se o que você tem consumido atualmente está te influenciando de uma forma positiva ou negativa? Você tem observado os ingredientes que fabricam uma informação? Seja ela um livro, um post de rede social, um vídeo do Youtube ou um texto de um blog? Você já parou para avaliar se as suas ações condizem com quem você é? Ou será que suas ações são manipuladas por informações desencontradas? Fica a reflexão, pois como podemos ver em "A abadia de Northanger", o que consumimos e o meio que vivemos tem muita influência sobre nós, mas você pode escolher se essa influência será negativa ou positiva. Afinal, você tem o poder de refletir e escolher!



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.