Pensamento positivo funciona?

julho 18, 2016


“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.”  - Norman Vincent Peale


Eu sempre me interessei por essa ideia de lei da atração, pensamento positivo, tudo que você pedir vos será dado, etc. Mas muitas vezes, me questionei também, se tudo isso realmente tinha fundamento. Às vezes, me pegava pensando que isso era um monte de baboseira, e que no fundo os fatos da vida acontecem aleatoriamente, e independem da nossa vontade. E quando tentava defender a ideia da lei da atração para alguém, imaginava que a pessoa iria me achar meio lesada, ficava envergonhada e concordava com a opinião alheia de que isso non ecziste (parafraseando o Padre Quevedo).


Só que logo depois, eu esquecia toda a minha reflexão do contra, e voltava a acreditar que os pensamentos positivos influenciam sim o nosso estado emocional, porque muitas vezes utilizando afirmações positivas eu consegui driblar as crises de ansiedade, e me tornei mais consciente.

Hoje, eu acredito sim, que o pensamento positivo muda o nosso estado emocional para melhor, não é fácil pensar positivo toda hora, por exemplo, quando alguém te dá um pisão no metrô lotado, quando você senta no trem e do nada eles resolvem recolher e dai você tem que entrar em um trem mais cheio do que a 25 de março no final do ano, ou quando o computador decide travar quando falta só um pouco para finalizar aquele trabalho, sei lá, existem tantas situações que nos impedem de pensar positivo, mas dá para ir mudando este estado de tem uma nuvem negra em cima da minha cabeça para algo mais administrável, e o pensamento positivo dá uma ajuda e tanto, mas por que será que às vezes as coisas empacam? Vamos tentar entender.

1)Será que ficar acreditando que algo dará certo é suficiente para tudo se desenrolar da maneira como queremos? 2)O que estamos desejando é realmente o que queremos, ou lá no fundo temos alguma dúvida?


Respostas: 1)Eu acredito que não. Ficar só acreditando que algo dará certo não é suficiente para que isto se concretize, pelo menos eu penso assim, na vida é preciso haver ação. E toda ação resulta em uma reação. Por exemplo, você está super infeliz em um relacionamento, mas não tem coragem de tomar a decisão de desistir, e continua pensando positivamente que o fulano irá melhorar, ou então que um príncipe encantado virá te salvar desta vida abstrata. Não, não vai, se você não tiver ação, as coisas não acontecem, é preciso ação para se salvar (dica: ninguém salva ninguém dos seus abismos emocionais, só em conto de fadas mesmo, e olha que até nos contos de fadas as coisas estão mudando), na vida real você precisa ser responsável pela sua felicidade, é preciso agir e depois acreditar. Outro exemplo, você quer um emprego novo, mas não manda currículos, não faz networking, não vai atrás, novamente ficar só pensando positivo não adianta. 
Existem também aqueles casos, em que você faz tudo, corre atrás, vai à luta, pensa positivo, e...nada. As coisas não acontecem como o esperado. É triste, comigo já aconteceu várias vezes, eu pensava é agora, tudo vai certo, sim eu acredito, eu confio, e...nada. Eu simplesmente pensei, beleza, o caminho não deve ser esse, sacudi a poeira e dei a volta por cima, vamos em frente que atrás vem gente. Ah, mas antes de ficar no beleza, tá tudo bem, tá tudo certo, eu me questionava bastante, daquele tipo de pessoa que fica, poxa nada dá certo para mim, caramba, que fo** (ALERTA!! PENSAMENTO NEGATIVO NA ÁREA). Hoje eu mudei muito, vou atrás das coisas que eu quero, às vezes com um pé atrás, com medo. Às vezes dá tudo certo, às vezes não sai como eu queria então...
 
 

2)Tem também os casos em que às vezes não temos muita certeza do que queremos. Outro exemplo, na vida profissional novamente, você quer trocar de trabalho, manda um currículo para outra empresa, e depois fica pensando, se aquela empresa me chamar, eu vou ter que pegar também o metrô, vixi a estação Sé é lotada às 18:00hs, caraca vou chegar em casa tarde, a dúvida já tomou conta, você já não tem certeza se esta troca é boa, lá no fundo o seu coração tem uma manchinha do medo gravada nele. Eu digo isso, porque eu sou assim, muitas vezes, eu desejo que algo se modifique na minha vida, mas lá no meu íntimo, eu tenho dúvidas, eu tenho receios, que impedem que as conquistas aconteçam plenamente. Eu falo para pessoas eu quero muito um carro, mas sozinha, eu me questiono, um carro agora traria gastos, e se eu bater no carro de alguém, e se roubarem o carro, a dúvida já roubou o carro, nem precisou de ladrão para isso. Se você tem dúvidas, realmente não conseguirá, muitas vezes você nem percebe que tem medos e dúvidas, eu mesma só consegui entender isso tempos depois, que os meus desejos e sonhos estavam repletos de dúvidas.
Só que mesmo com as coisas não acontecendo exatamente como eu quero, eu acredito que tudo tem um propósito, e não é para pior não, é para melhor. Aprendi a ir varrendo as dúvidas do coração, me sintonizando com o meu melhor, e por mais que às vezes, eu leia, assista ou converse com pessoas dizendo que esse negócio de pensamento positivo é balela, e tem até um povo bem ácido nas opiniões de “fuck the universe”, eu não ligo, cada um tem o direito de acreditar no que quiser, hoje eu não consigo desacreditar, é como se agora isto fizesse parte de mim, e talvez, hoje você também esteja meio desacreditado dos seus sonhos e dos seus desejos, e com vontade de entrar para a turma do “fuck the universe”, e isso é normal, nem sempre a vida será aquela maravilha do livro “O segredo”, mas você vai deixar de acreditar por causa disso? Vai deixar o negativismo mandar nas suas emoções? Tente fazer um pouco diferente, e simplesmente acredite, e não deixe nunca de agir, e se der errado, muda o rumo, muda o prumo e...

“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
Aperta e daí afrouxa.
Sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.” Guimarães Rosa

Dica de floral para você que às vezes acha que nada dá certo, precisa de mais positividade e alegria - Floral Gentian - Consulte um terapeuta floral de sua confiança para saber mais como os florais atuam e qual são os melhores para o seu estado atual, é bem interessante.
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.