O que fazer quando você estiver se sentindo para baixo

junho 28, 2017
Não tem jeito, por mais que as coisas estejam correndo bem, uma vez ou outra, nós acabamos nos sentindo meio para baixo. Dá até para sentir aquela energia negativa começando a tomar conta, o corpo vai ficando pesado e nós acabamos nos entregando, e nossos olhos já perdem um pouquinho do brilho. Mas, será que dá para reverter esta situação? Bom, dá para dar uma melhorada, disso eu tenho certeza, por isso vou compartilhar com você algumas das coisas que eu faço quando eu estou me sentindo para baixo.

Ouça uma música
Escute uma música que dê vontade de cantar junto, que ao escutar você comece a se sentir melhor. De preferência, músicas dançantes e mais agitadas, elas funcionam melhor. Fuja das músicas de dor de cotovelo e com histórias trágicas pelo amor de Deus, senão o efeito será contrário. Músicas que funcionam para mim são: “I got you (I feel good)” e “Get up” – James Brown, “Beat it” – Michael Jackson, “Twist and shout” – Beatles, entre outras. Faça uma playlist com as suas músicas preferidas e dê uma chega pra lá na Bad.



Escreva
Um exercício bem legal que já citei diversas vezes aqui no blog é escrever. Quando nós escrevemos as ideias clareiam e fica mais fácil entender o que está acontecendo. Pode ser em um caderno ou em uma folha de sulfite. Escreva sobre o sentimento que você está sentindo e tente entender a causa. Depois se quiser pode rasgar a folha e jogar no lixo, vai ajudar a se livrar do sentimento pesado.

Converse com alguém
Você pode também falar com alguém se isso te fizer bem. Converse com alguém de sua confiança, exponha suas dúvidas, aquilo que está te afligindo. Quem sabe a pessoa  não te ajuda com alguma palavra inspiradora. Ao falarmos sobre algo que está nos incomodando parece que nos sentimos mais leves. Conseguimos até enxergar a situação com outro olhar.



Lembre-se de coisas engraçadas
Tente se lembrar de alguma trapalhada sua, de alguém da sua família, do seu bichinho de estimação. Alguma coisa que fez você rir até a barriga doer. Traga essa lembrança para sua mente, e dê risada novamente. Conecte-se com a energia do momento em que você estava feliz, você vai se sentir melhor.

Assista vídeos bobos e engraçados
O que mais tem na internet é vídeo engraçado. Faça uma busca no YouTube. Tem umas besteiras que fazem a gente rir à toa. Quando você dá risada libera hormônios que vão causar bem estar. Toda aquela sensação de estar pra baixo vai passando. Esse vídeo abaixo é muito bobo, mas toda vez que eu assisto eu dou risada do povo. É tão tosco esse tiranossauro, que só de olhar pra ele, eu tenho vontade de rir.



Não se empanturre de doces e salgados
Eu sei que quando a gente está triste dá uma vontade louca de comer, principalmente doces. Tente evitar isso ao máximo. Se você conseguir comer pouco, tudo bem, mas se você é como eu, que quando está triste devora uma caixa de Bis, é melhor respirar e tentar se controlar. Comer guloseimas quando se está tristonho é muito bom porque o açúcar dá essa sensação de bem estar, mas passa logo e à longo prazo pode fazer mal. Fuja dos docinhos e salgados tentadores. Beba chá, sem açúcar, rs.

Chore, se sentir vontade
Não evite chorar se você sentir vontade. Se a tristeza do momento causar em você a necessidade de chorar, faça isso, seja você homem ou mulher. O choro pode ajudar a aliviar o peso da situação. Não se envergonhe de chorar.

Faça algum trabalho manual
Muitas vezes, nós nos sentimos para baixo porque questionamos nosso valor, achamos que não sabemos fazer nada. Que tal você tentar fazer um trabalho manual, pode ser desenho, pintura, cerâmica, biscuit, costura, mandala, tricô. O que você souber fazer. Pode ser um conserto em uma peça de decoração da sua casa, no seu carro. Nossa, existe uma infinidade de coisas com as quais você pode ocupar a mente e se sentir melhor, procure que você vai achar.



Arrume a bagunça
Está triste? Vai arrumar seu quarto, rsrs. É sério gente. Quando estou entediada ou me sentindo pra baixo, eu começo a organizar meus livros, minhas anotações, gavetas, maquiagens, enfim, a organização deixa tudo limpo e bonitinho, a mente fica ocupada e sua casa arrumadinha. Logo depois, você vai começar a se sentir melhor.

Espere, vai passar
Parece que não, mas esse momento chato vai passar. O jeito é entreter a mente com atividades que você gosta e deixar de ficar pensando nos motivos pelos quais você está se sentindo pra baixo. Quando você menos esperar a tristeza passa e o sol volta a brilhar.


Um abraço!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.