Resenha do livro “Nutrindo seus sentidos”

junho 02, 2017
Eu comprei há cerca de 1 semana atrás, o livro “Nutrindo seus sentidos“ da Laura Pires, e resolvi compartilhar com vocês a minha impressão sobre o mesmo.
Para começar se você não conhece a Laura Pires esta é uma oportunidade para você se inteirar do trabalho dela. A Laura foi diagnosticada com esclerose múltipla, e como você deve saber esta doença é progressiva e não tem cura, o que a medicina alopática consegue fazer atualmente é um controle de alguns dos sintomas, mas perde-se muita qualidade de vida. Depois de tentar alguns tratamentos convencionais no Brasil, a Laura e seu marido na época resolveram tentar um tratamento na Índia. Esse tratamento foi todo realizado seguindo os protocolos da Medicina Ayurveda (hoje utilizada para tratamento no SUS).
Bom, a Laura melhorou, ela não está curada da esclerose múltipla, mas os sintomas estão todos controlados e hoje ela tem uma vida normal. Mas, ela segue religiosamente todos os princípios da ayurveda no seu dia a dia. Se você quiser conhecer mais sobre a Laura Pires e o seu trabalho eu recomendo que você acesse o blog dela e conheça também os outros livros, vale muito a pena, tem muito material bom.



laurapires.com.br ou buscadaessencia.blogspot.com.br (esse é antigo blog, mas tem muita coisa boa)

O livro “Nutrindo seus sentidos” faz uma breve explicação da história da autora e também compartilha com o leitor algumas bases da medicina ayurveda, explica de forma simples o que são os doshas (caracterização do perfil biológico do indivíduo), o cardápio apropriado para cada dosha e como deve ser a rotina de quem segue os princípios da ayurveda. Eu gostei muito dessa introdução, eu não tenho muito conhecimento sobre esta prática milenar, e ler o livro da Laura para mim foi uma descoberta muito interessante. As explicações são bem didáticas, e dá para você incorporar alguns hábitos na sua rotina diária, como por exemplo, comprar e consumir os alimentos da estação.


Com a correria que a nossa vida se transformou, nós nos esquecemos que também somos parte da natureza, apesar de muitas vezes, acharmos que mandamos nela, portanto, sendo parte da natureza somos regidos pelos seus ciclos e suas estações. Se estamos no inverno, devemos priorizar alimentos que estão disponíveis nesta estação. O livro tem uma tabela que nos ajuda nessa orientação. Além disso há explicações sobre o porque devemos evitar ao máximo consumir alimentos processados e ultraprocessados, porque priorizar ir à feira, comprar comida fresca, acordar cedo e dormir cedo, fazer exercícios físicos, entre outros.

Além dessa introdução, temos as receitas, porque afinal este é um livro de receitas de culinária ayurveda. São 180 receitas e o livro é dividido por seções. Nele você encontrará receitas de leites vegetais,  receitas para café da manhã, almoço, lanche e jantar. Acima de cada receita você encontra a inicial do dosha correspondente. As fotos dos pratos são lindas e as preparações não são difíceis. Eu testei duas e deram certo. Eu fiz uma sopa de beterraba com inhame e também o doce de laranja. No doce de laranja, o bagaço deu uma amargada, então, eu resolvi substituir a laranja pelo suco, porque tirar todo o bagaço ia dar um trabalho, rs. De qualquer forma, ficou um doce bem gostoso, o cheiro da canela e do cravo invade a casa, é muito bom.


Se você quer ajustar a sua alimentação de uma maneira prática e saudável, e ir aos poucos melhorando seus hábitos alimentares, eu recomendo que você leia esse livro e vá se aventurando na cozinha. É muito gostoso começar a cozinhar o seu alimento, provar um novo sabor, um novo tempero e novas especiarias. As receitas são mesmo especiais e capazes de nutrir nossos sentidos, como informa o título do livro. Recomendo muito! Vamos começar a cozinhar e consumir alimentos mais saudáveis? Aceita o desafio? Espero que sim e boa leitura!

OBS: As fotografias do post não são do livro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.