Aprenda a viver no presente

agosto 21, 2017
Em um dia desses, eu estava no trabalho fazendo uma atividade da minha função, e por um momento a minha mente se dispersou e eu comecei a imaginar uma situação que eu nem sei se um dia irá acontecer. A minha mente começou a me preparar para algo ruim, e eu comecei a sentir um desconforto com esse pensamento.

Logo depois, eu me concentrei novamente na minha atividade, mas não pude deixar de avaliar o pensamento que eu tinha acabado de ter. Eu me questionei, por que eu estou pensando isso? Eu nem tenho certeza de nada?

Então, a seguinte frase veio em meu pensamento:

“Você precisa viver o que é apresentado para você agora. Não se atenha ao futuro, ele ainda não chegou. Viva o que é oferecido agora. Treine a sua mente para se desconectar de pensamentos futuristas. Não há como prever nada, não dá para saber como será nada. A única certeza que você tem é o momento que você vive agora.”



É engraçado, como ouvimos diversas pessoas orientando a viver no presente e ao mesmo tempo como é difícil treinar a mente para sair dos pensamentos futuristas. Parece que estamos sempre nos preparando para o futuro, pensando em como será, focando nos pensamentos catastróficos, e deixamos de nos concentrar no agora.

Viver no presente não é algo só apresentado pelas religiões e filosofias orientais, também foi algo sugerido por Cristo, em Mateus – 6, 34, Jesus diz: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã.” Então, a mensagem é clara, não importa qual religião você siga, ou se não seguir nenhuma também, não tem problema, o importante é você perceber como o agora é sagrado em sua caminhada, e como viver no agora pode te ajudar a manter a sua saúde física e mental.

Desde que eu me deparei com a ansiedade na minha vida, me concentrar no momento presente foi uma saída para diminuir a intensidade das crises, e atualmente quando eu percebo que os pensamentos futuristas tomam conta da minha mente e me fazem sentir desconforto, eu consigo me desvencilhar com dois passos que eu vou compartilhar com você:



Questionamento interior
Sempre que percebo que minha mente está divagando no futuro e me causando ansiedade, eu faço como descrito acima, eu me questiono com perguntas do tipo: “Por que eu estou pensando isso? Como posso ter certeza de que esse fato irá ocorrer? Como posso ter certeza de que será dessa maneira?”. E por incrível que pareça logo se apresentam umas respostas como o trecho que escrevi acima, são respostas que me deixam mais calma e fazem eu ter a certeza que de não há certeza, percebeu o pulo do gato?

Concentração na respiração
Outra ferramenta que eu uso é me concentrar na minha respiração. Sempre que percebo que eu estou deixando os meus pensamentos interferirem na minha condição física e emocional, eu fecho os olhos e me concentro na minha respiração, no movimento do ar entrando e saindo dos meus pulmões, e logo retorno ao presente.



Vou finalizar este texto com esse vídeo do Eckhart Tolle, autor do livro “O poder do agora” (livro muito bom, me ajudou muito, recomendo a leitura). Assista ao vídeo, utilize as dicas que eu te dei, se elas fizerem sentido para você, e devagar espere para colher os bons resultados.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.