Mindful Eating

setembro 28, 2018
Eu entrei em contato com o termo "mindful eating" quando estava assistindo um vídeo da Ria do canal "The Whole Happy Life" sobre indigestão (clique aqui para assistir o vídeo - idioma inglês), que nada mais é do que aquela sensação de peso, cansaço e inchaço após as refeições. Eu alterei muita coisa na minha alimentação de uns tempos para cá, acredito que atualmente, eu me alimente melhor, mas mesmo assim, eu percebia alguns desconfortos. Me observando um pouco mais atentamente, eu percebi que eu tenho o hábito de comer apressadamente, sem prestar atenção ao que estou comendo, e engolindo o alimento sem ao menos mastigá-lo adequadamente. Depois de assistir o vídeo, eu resolvi pesquisar um pouco sobre o que seria o mindful eating, e como eu poderia aplicá-lo na minha alimentação de forma a diminuir os desconfortos.


O mindful eating tem ligação com a prática de meditação denominada mindfulness. De forma geral, praticar mindfulness é ter atenção plena e foco em algo, que pode ser a respiração, no momento da meditação. Então, descobri que o termo mindful eating trata-se de se alimentar com atenção plena, que nada mais é do que estar consciente no momento da alimentação.

Praticar mindful eating é um exercício de mudança de hábito que requer um pouco de disciplina, atenção e auto-observação. Tudo isso, porque a grande maioria das pessoas nunca está 100% presente no momento da refeição, às vezes, os pensamentos estão longe, almoçamos ou jantamos com os nossos celulares ao lado, respondendo mensagens na hora da refeição ou vendo a foto daquele amigo nas Bahamas, ou ainda, assistindo telejornais de tragédias ao meio-dia ou na hora do jantar,  e o momento da refeição acaba virando algo automático e inconsciente. Praticar mindful eating é trabalhar a mudança de um hábito, o que necessariamente não é algo fácil, mas pode trazer excelentes resultados.

Antes de começar a praticar mindful eating observe como é sua digestão e o seu comportamento durante a refeição, se você observar essas características conseguirá ver os resultados da prática com mais clareza. Depois, que conseguir consistência na prática durante a refeição, transfira esse hábito de atenção plena nas atividades que envolvem o alimento de forma geral. Tenha atenção plena ao comprar um alimento, observe seu cheiro e sua forma, observe o vendedor, imagine a plantação de onde veio aquele alimento, por quantas pessoas ele passou até chegar em você, fique presente ao higienizar, cortar e preparar a refeição, sinta o cheiro do alimento quando está cozinhando.


Esteja atento ao momento de colocar a refeição no prato, na quantidade, variedade e tons. Ao se sentar, desligue a televisão (se possível), desconecte-se do celular e se observe. Sinta os cheiros e sabores, mastigue devagar, saboreie o alimento e perceba as sensações que ele vai te trazer.

Lembre-se de se observar e não se julgar, ao perceber que está novamente no piloto automático, traga a mente para o presente e conecte-se com o agora. Eu tenho tentado praticar mindful eating no meu dia a dia, confesso que não é fácil, às vezes, quando percebo estou engolindo a comida como se não houvesse amanhã, então respiro e tento me conectar com o momento da refeição novamente. Eu percebi diminuição do desconforto após a refeição, e descobri que alguns alimentos tem um sabor diferente do que eu imaginava. Tente pelo menos, uma vez fazer essa experiência, e se gostar, depois me conta o que achou.

Bom apetite!


2 comentários:

  1. Hello Angelica. I am a Pastor from Mumbai, India. I am glad to stop by your profile on the blogger and the blog post. I am also blessed and feel privileged and honoured to get connected with you as well as know you and about your interest in yoga. The post on Mindful Eating is worth following. I love getting connected with the people of God around the globe to be encouraged, strengthened and praying for one another. I have been in the Pastoral ministry for last 39 yrs in this great city of Mumbai a city with a great contrast where richest of rich and the poorest of poorest live. we reach out to the poorest of poor with the love of Christ to bring healing to the brokenhearted. We would love to have you come to Mumbai to work with us during your vacation time and also see the very country of yoga originated. I am sure you w ill have life changing experience. My email id is: dhwankhede(at)gmail(dot)com and my name is Diwakar Wankhede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Diwakar! How are you? Thanks for the comment and invitation. Welcome to my blog!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.