04 COISAS SOBRE VOCÊ QUE VOCÊ NÃO PRECISA COMPARTILHAR COM TODO MUNDO (SE VOCÊ NÃO QUISER)

outubro 27, 2021

 Por Angélica Diniz


De uns tempos para cá, eu resolvi não compartilhar mais muita coisa sobre a minha vida. Essa foi uma decisão pessoal, após eu observar que algumas das coisas que eu compartilhava com as pessoas, às vezes, não progrediam. Veja bem, eu não estou afirmando que as pessoas com as quais compartilhei algo foram responsáveis pelo não progresso de algumas coisas em minha vida, na verdade, eu percebi que, em algumas situações não estamos completamente alinhados com o que desejamos, e a presença de várias energias distintas e opiniões diversas sobre algo, pode interromper o fluxo de algo pelo não alinhamento total.


Deixe-me explicar melhor. Vamos supor que você está procurando uma nova oportunidade de trabalho e você consegue uma entrevista em uma empresa excelente, que oferece vários benefícios e um bom plano de carreira. Você fica muito feliz, mas no seu interior, você não se sente totalmente preparado para essa oportunidade, se sente inferior para o cargo, por algum motivo que você ainda não consegue identificar totalmente, e apesar de você estar radiante, existe um ponto de interrogação em sua mente, talvez baixa autoestima ou até uma sensação de não merecimento. Ou seja, esse ponto de interrogação é o não alinhamento, e esse não alinhamento deixa você vulnerável à qualquer opinião ou energia mais negativa.





Então, você resolve compartilhar com aquele colega de trabalho, que sim torce por você, que você conseguiu uma ótima entrevista em outra empresa. O colega de trabalho parece feliz, e está. Mas, naquele momento, ele se pergunta: "Poxa, e eu? Será que ficarei aqui para sempre? Será que se essa pessoa sair, eu vou ficar bem aqui?" 


Ele está feliz por você, mas a energia dele não. Ao falar sobre os seus planos, você ativou um gatilho de insatisfação no outro, e você se alinha com a insatisfação do outro, porque lá no fundo, você também não está satisfeito consigo mesmo, você tem medo de não ser bom o bastante. E depois de pensar e pensar, desiste da entrevista, e prefere seguir onde está. Ao contar, você se abriu e se alinhou com a insatisfação do outro, e isso interrompeu o seu progresso.


Ao abrir seus planos, você se abriu para a energia e opinião dos outros, e é assim que somos pegos. Não pelo outro, mas por nós mesmos. Nem sempre estamos 100% seguros de algo, nem sempre a nossa vibração está totalmente alinhada, por isso, as coisas tendem a desandar quando abrimos nossos planos.


Se você se sente bem consigo mesmo, e sente a necessidade de compartilhar tudo, vá em frente, ninguém melhor do que você se conhece o suficiente para saber se deve ou não abrir suas coisas pessoais com os outros. Agora, se você sentiu que talvez essa ideia faça sentido para você, existem 04 coisas que considero sagradas, e que se você quiser, você não precisa sair por aí compartilhando com todo mundo, tais como:


#1 - Seus projetos

Você não precisa falar sobre os seus projetos de vida com todo mundo. As pessoas não precisam saber sobre os seus passos. No meu caso, eu abri um projeto pessoal e hoje em dia se eu pudesse voltar atrás, com certeza, eu não abriria minhas ideias para pessoas pouco conhecidas. Seus projetos são sagrados, e você deve trabalhar neles e abrir para os outros quando grande parte deles já estiverem consolidados. Abra o seu projeto quando você acreditar nele com todo o seu coração. Aí sim, nenhuma opinião ou energia negativa irá te tirar do seu caminho.


#2 - Seus ganhos financeiros

Por que alguém tem interesse em seus ganhos financeiros? Pense comigo, a não ser que essa pessoa queira pagar as suas contas ou te presentear com uma boa quantia de dinheiro, não há porque ela querer saber sobre os seus ganhos financeiros. Eu odeio perguntas como: "Quanto você ganha? Quanto você fatura?", entre outras. Muitas vezes, as pessoas só fazem esse tipo de pergunta para encontrar algo para julgar ou comentar. Não há razão para alguém querer saber dos seus ganhos financeiros. Então, você não precisa compartilhar esse tipo de informação se não quiser.





#3 - Seu relacionamento

Não exponha seu relacionamento. Sempre que você fala para as pessoas sobre os seus problemas, você dá abertura para elas opinarem, e talvez você não se sinta confortável com as opiniões que você ouvirá, ou ainda pior, algumas pessoas espalham os seus problemas pelo simples prazer da fofoca. Então, guarde para você o seu relacionamento, se quiser conversar sobre algo ruim, converse com sua terapeuta, ou com alguém de extrema confiança. E coisas boas, sinceramente, eu recomendo que você guarde bem dentro do seu coração. Existem muitas pessoas com problemas nos relacionamentos, e quando queremos compartilhar nossa felicidade, isso pode ser visto de forma inconsciente como um insulto à quem não está bem, e isso pode nos deixar vulneráveis a opiniões e energias negativas. Coisas boas? Guarde para você, no espaço sagrado do seu coração. Como diz o Arly Cravo: "O segredo do amor é o segredo."


#4 - Problemas que você ainda não resolveu

Bom, você pode estar se perguntando: "Mas, e se alguém tiver uma ideia boa para eu resolver o problema?". Bom, isso pode acontecer, então fale do seu problema com pessoas de confiança, e não com todo mundo. Quando ouvimos muita gente, podemos ter diversas soluções para um problema, e aí podemos ficar mais confusos. Aqui ainda é preciso ficar atento ao fato de que quando expomos um problema, de certa forma, damos abertura para o outro opinar, e sinceramente, sabemos que tem gente que não se contém, que irá a partir dessa abertura, querer escancarar sua vida, e descobrir o seu âmago, não para te ajudar, mas para se comparar com você, te expor e te julgar. Então, se você sente que isso faz sentido para você, não fale abertamente dos seus problemas para todo mundo. Escolha compartilhar somente com pessoas de extrema confiança.


A ideia não é que você se feche, mas que você comece a observar mais, e a fazer escolhas mais assertivas quando o assunto é algo precioso, como a sua vida e a sua intimidade. E finalizo, com uma frase que ouvi esses dias no programa da Ana Maria Braga:


"Cuidado com quem você desabafa. 

Hoje são ouvidos, amanhã são línguas."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.