COMO A BAIXA AUTOESTIMA AFETA A SUA CARREIRA PROFISSIONAL

 Por Angélica Diniz


A autoestima é definida como a qualidade de quem se valoriza, define uma pessoa que tem estima por si mesma, e confiança em suas ações. Ter uma autoestima bem trabalhada facilita muito os caminhos em várias áreas da vida, pessoal, profissional, relacionamentos. Em geral, costumamos ouvir muito sobre como a baixa autoestima é prejudicial no âmbito dos relacionamentos. Mas você já parou para pensar em como a baixa autoestima pode afetar o seu trabalho, a sua carreira profissional?


Muitas pessoas passam grande parte do dia no trabalho, e tudo o que acontece neste ambiente, pode ter uma influência negativa ou positiva no emocional. Durante a jornada profissional acabamos convivendo com pessoas muito diferentes da gente, passamos por ambientes diversos, e durante essa jornada podemos crescer e aprender, ou estagnar e ficar na zona de conforto, principalmente quando consideramos a autoestima como qualidade importante para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional.





Profissionais com baixa autoestima podem ver a sua carreira profissional sendo limitada pelo medo e insegurança, o que pode trazer a sensação de estagnação, que pode ainda, causar ansiedade, depressão, isolamento, etc.


Quando um profissional não reconhece o seu valor, é muito comum que ele não consiga ESTABELECER LIMITES, ou seja, tudo o que é solicitado (mesmo quando é abuso) é realizado. O profissional acaba sendo extremamente cobrado, se doa demais, faz atividades que estão fora do seu escopo de trabalho, pelo fato de que não consegue se posicionar porque não tem claro para si, o seu valor como profissional. Em qualquer área ou empresa que formos trabalhar, devemos sempre ter em mente o nosso valor como profissionais, e os nossos valores pessoais e profissionais, ou seja, aquilo que norteia a nossa caminhada no âmbito profissional, isso ajudará a ter uma visão do que você aceita e do que você não aceita no ambiente de trabalho. Estabelecer limites é importante para olhar com mais clareza para todo o processo, e avaliar se o caminho que você está tomando é o mais adequado para o momento de vida atual.


Quando um profissional não acredita em seu potencial é muito comum que ele tenha uma SENSAÇÃO DE INCAPACIDADE. Em sua mente existe uma voz negativa, que sempre o coloca para baixo. Se aparece um projeto novo, o profissional se esquiva por achar que não conseguirá lidar, se aparece uma oportunidade melhor, a dúvida acaba tomando conta dos pensamentos, e a sensação de incapacidade se solidifica, e assim acaba causando a estagnação profissional.


A sensação de incapacidade, pode em alguns casos, ficar tão visível, que o profissional passa a perder oportunidades, ou passa a nem recebê-las. O que acaba caracterizando uma carreira profissional de POUCAS OPORTUNIDADES devido à baixa autoestima. Sabe aquela história de energia e vibração? Pois é! As pessoas sentem. E em alguns casos, o profissional até verbaliza que se sente incapaz. Aqui vale aquela frase: "Se você não confia em si mesmo, quem confiará?"





Se você está sentindo que a baixa autoestima está prejudicando a sua carreira profissional, você pode tomar algumas atitudes para melhorar isso, como fazer terapia (indico a terapia cognitivo comportamental com um psicólogo e também a terapia floral), se observar, entender seus padrões de comportamento, se conscientizar de suas qualidades, entre outros.


Um floral que gosto de sugerir para esses casos é o Crab Apple, para trabalhar a autoestima. Mas, lembrando que essa seria uma forma pontual de trabalhar o problema, caso você sinta necessidade de um tratamento personalizado, eu posso te ajudar - clique aqui.


"Baixa autoestima é como dirigir pela vida com freio de mão puxado." Maxwell Maltz



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.