NÃO É SUA OBRIGAÇÃO!

agosto 24, 2022

 Por Angélica Diniz


Você faz tudo pelos outros?

O que você sente quando coloca o outro no centro da sua vida, e se esquece de você?

Você se sente culpado se não faz algo pelo outro? Você se enxerga como alguém ruim? Você acha que o outro deixará de te amar se você focar um pouco mais em você? Você está sempre resolvendo as buchas dos outros? Então aprenda que isso é um padrão de comportamento que pode ser nocivo, e se você sente culpa, angústia e raiva, esse padrão pode estar sendo prejudicial para a sua saúde emocional. A primeira coisa para se desvincular desse padrão é ficar consciente dele, e entender que não é sua obrigação:


- Tentar mudar e salvar as pessoas

Quanto mais energia você coloca para tentar mudar ou salvar alguém que não manifestou o desejo de mudar ou de ser salvo, mais da sua energia vital você perde. O foco da sua vida estará sempre em outra pessoa, e enquanto isso acontece você deixa de focar em você e em seus objetivos. Não é saudável investir tanto tempo em alguém que já se mostrou indisponível para mudar.


- Agradar todo mundo

Um dos maiores enganos que podemos cometer é achar que é possível agradar todo mundo. Você se desdobra em mil partes, faz das tripas coração para ser amado e não ser rejeitado. Acaba se despersonalizando, ficando infeliz para agradar todos, para mais tarde perceber que ao tentar agradar, você anulou a si mesmo. A anulação de si mesmo pode parecer inofensiva em um primeiro momento, mas a longo prazo ela causa dores emocionais profundas, quando você não souber mais quem você é, você precisará percorrer um caminho mais longo para se reencontrar. Permaneça no seu caminho, e tenha em mente que quem tiver que gostar de você, gostará sem muito esforço.



- Resolver todos os problemas

Eu sei que a frase de criança, "ema, ema, ema, cada um com seus problemas" pode parecer um tanto egoísta. E sim pode ser egoísmo em alguns casos negar ajuda a alguém que está passando por uma dificuldade. Então, eu não me refiro a negar resolver problemas das pessoas que pedem ajuda. Mas isso precisa ter um limite para que esse relacionamento seja saudável. Por exemplo, vamos imaginar uma mãe de uma mulher de 30 anos, essa mãe já é aposentada, sua filha é casada, trabalha, ganha bem, mas nem ela e nem o marido são responsáveis com os próprios gastos. Eles vivem endividados por conta de compras excessivas e por vezes superflúas, a mãe SEMPRE paga os gastos e resolve todos os problemas financeiros, não há um limite. Neste caso, é perceptível que se essa mãe não der um basta, seus familiares nunca irão conseguir se responsabilizar por si próprios. Dizer não também é um ato de amor. 


- Aceitar tudo o que os outros te impõem

Dizer amém para tudo o que as outras pessoas impõem pode significar problemas de autoestima. Nem tudo que é decidido pelo outro será bom para você e se isso te causa algum incômodo maior, saiba que não é sua obrigação aceitar todas as ideias e imposições. Conheça a si mesmo, seus valores e aquilo que é importante para você, para não se deixar levar por caminhos que não são seus.



Alguns padrões de comportamento que adquirimos ao longo da vida acabam fazendo com que façamos algo pelos outros mesmo sem vontade. Acreditamos que se dissermos não, se não formos simpáticos estaremos magoando os outros, e acabamos por nos anular, e algumas vezes podemos inclusive nos sentir culpados por não responder positivamente a uma demanda de alguém.   Se você já se percebeu contrariando a sua própria vontade para realizar a vontade dos outros, talvez você precise se colocar um pouco mais no centro de sua própria vida, e muitas vezes, isso não é algo que acontece de uma hora para outra, talvez você, inclusive precise de um processo terapêutico para dizer que algo não é sua obrigação sem se sentir culpado ou perverso por causa disso. Um floral que pode ajudar nestes casos é o Centaury. Você deve tomar 4 gotas 4 vezes por dia. Este floral é muito bom para te auxiliar a dizer não. Mudar um padrão de comportamento é algo que não acontece da noite para o dia, e precisa de empenho para acontecer, e você é o grande responsável pela mudança que você deseja ver em sua vida. Lembre-se de que: "A estrada é sua, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você." Autor Desconhecido



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.