05 TIPOS DE PESSOAS TÓXICAS

agosto 31, 2022

 Por Angélica Diniz


Você conhece reconhecer facilmente uma pessoa com um comportamento tóxico?  Ás vezes, reconhecer essas pessoas é fácil quando não temos muita ligação emocional com elas, porém, existem casos em que a ligação emocional que temos com essas pessoas nos impede de percebermos a sua toxicidade, e quando nos damos conta já fomos totalmente consumidos pelo comportamento tóxico, que pode causar danos emocionais e na grande maioria dos casos será necessário  um acompanhamento terapêutico para minimizar os danos causados por essas pessoas.


É importante reconhecer uma pessoa tóxica para poder se proteger. Imagine que você é um soldado em um campo de batalha, se você entra na guerra sem conhecer o inimigo e como seu inimigo age, as chances de você ser abatido no campo de batalha são imensas. Assim também é na nossa vida, quando você está lidando com pessoas com um comportamento tóxico é muito importante que você conheça o "modus operandis" dessas pessoas para que você possa se defender e não sofrer emocionalmente por causa delas. Por isso, neste texto, eu vou compartilhar com você, os 05 tipos mais comuns de pessoas tóxicas e como elas atuam.


#1 - O vampiro energético

Quando pensamos em vampiro, a imagem daquele ser das trevas (às vezes, até bonitão, rs, tipo o Tom Cruise em "Entrevista com o vampiro") vem à nossa mente. O vampiro é aquele ser que suga o sangue das vítimas deixando-as secas. O vampiro energético suga a sua energia, secando o seu emocional, drenando a sua energia. Esse tipo de pessoa reclama de tudo e tem a tendência de ser alguém excessivamente negativo. Um comportamento muito comum em vampiros energéticos é a capacidade de depreciar os outros. Eles fazem críticas maldosas disfarçadas de críticas construtivas, e conseguem sugar a felicidade de qualquer pessoa.


#2 - O fofoqueiro

Esse tipo de pessoa tóxica é aquela que é bem fácil reconhecer. Elas estão sempre falando sobre a vida de todo mundo, sabem do último acontecimento sobre a vida de alguém. Além de espalhar detalhes sobre a vida de outras pessoas, também tem uma imaginação muito criativa voltada para o mal, podendo inclusive inventar narrativas sobre as pessoas com o único intuito de ver o circo pegar fogo. Esse tipo de pessoa foca excessivamente na vida dos outros porque em geral, a sua vida é vazia, eles não têm vida própria, e como olhar para si mesmo é dolorido, eles preferem focar nos outros.


#3 - A eterna vítima

A eterna vítima é aquela pessoa carente, que pede por atenção o tempo todo, e não deixa você respirar. A eterna vítima está sempre culpando os outros pelos seus infortúnios e nunca assume a responsabilidade por suas ações. Esse tipo de pessoa é muito carente, e o excesso de contato que ela exige suga toda a sua energia.


# 4 - O narcisista

O narcisista é aquela pessoa que só se importa consigo mesma, não tem empatia com ninguém e tende a se achar melhor que todo mundo. Apresentam também certa arrogância e a necessidade de serem sempre admirados. A conversa com uma pessoa narcisista terá ela mesma como foco, pois essas pessoas tem a facilidade de manipular a situação colocando-se em evidência, quando contrariados, farão de tudo para jogar a responsabilidade por seus erros nos outros.


#5 - O invejoso

O invejoso estará sempre diminuindo as conquistas alheias. Se você é uma pessoa observadora, você conseguirá notar uma sombra no olhar desse tipo de pessoa, eles costumam escanear as pessoas de cima a baixo, e é fácil notar uma raiva, tristeza e desconforto em suas palavras ou comportamento quando eles se referem à conquista de alguém. Por exemplo, um personagem famoso do cinema é o leão Scar, do filme O Rei Leão. Ele caracteriza muito bem um invejoso. Seu olhar, suas palavras. É possível ver em seu discurso o quanto ele acha que seu irmão Mufasa não é merecedor de ser rei, ele quer tirar do irmão o que ele tem, por inveja. 


É preciso reconhecer os tipos de pessoas que podem nos prejudicar emocionalmente, não para lutar contra elas, mas para nos proteger contra as suas investidas. E o mais importante, é preciso nos conhecer ainda mais. Quanto mais você se conhece, mais fica claro para você como se defender da toxicidade das pessoas. Pois quando você tem noção dos seus pontos fracos e fortes, você cria barreiras que impedem o "inimigo" de acessar os seus bens mais preciosos, a sua mente e seu coração.

2 comentários:

  1. Meu amor , e quando a pessoa é um milk shake da treva, que é tudo isso aí misturado? Só Deus rsrsrsrsrs!!!! Beijos!

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.