O QUE FAZER QUANDO VOCÊ NÃO GOSTA DO SEU TRABALHO (MAS NÃO PODE SAIR IMEDIATAMENTE)

 Por Angélica Diniz


A grande maioria das pessoas passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho, então, o que obviamente esperamos é que esse ambiente seja agradável, porém, na prática isso nem sempre acontece. O que mais observamos são locais de trabalho que causam ansiedade, raiva, desconforto emocional, baixa autoestima, e em casos mais graves, até depressão.


A sugestão que dou para minhas clientes quando trabalhamos questões profissionais, é avaliar o quanto aquela atividade influencia negativamente em uma escala de 0 a 10, é importante fazer esta avaliação para se ter uma ideia da rapidez que será necessária para deixar essa atividade. Isso porque dependendo do caso, nem sempre as sugestões que irei compartilhar hoje neste post serão aplicáveis . Geralmente, essas sugestões se aplicam para casos leves e moderados. E qual seriam esses casos? 


Os casos leves e moderados de desgosto com o trabalho são aqueles em que não há assédio moral frequente e nem assédio sexual, por exemplo. São aqueles casos em que não existem ameaças de qualquer natureza. Esses casos seriam os graves, e que por sua gravidade talvez indiquem um afastamento imediato para a preservação da integridade física e emocional.



Os casos leves e moderados são aqueles em que passamos a nos identificar cada vez menos  com as atividades realizadas, aqueles em que não nos damos tão bem com um colega ou outro ou onde temos que lidar com chefes, talvez perfeccionistas, lentos ou ainda, um pouco impacientes. Mas isso, apesar de nos deixar insatisfeitos, não nos causa dano maior. Você consegue perceber que é possível sobreviver neste ambiente, mas sente que ele lhe causa certa insatisfação, mas assim como a grande maioria das pessoas, você tem obrigações financeiras, e talvez por esse motivo ou por qualquer outro, neste momento, você simplesmente não pode, ou não quer fazer uma mudança. Então, o que você pode fazer para manter o seu equílibrio emocional? 


Primeiro: Entenda o por que você não gosta de seu trabalho

Avalie as expectativas que você criou sobre como esse ambiente de trabalho deveria ser, avalie suas expectativas sobre as pessoas e até sobre a atividade que você desempenha. Isso é importante, porque pode ser que a sua insatisfação venha de uma projeção que você criou de como as coisas deveriam ser. E no momento em que suas expectativas não são atendidas, você se desaponta, não porque a realidade é muito ruim, mas porque as suas expectativas eram muito altas. Por isso, avalie com o máximo de clareza os seus motivos, e veja se eles tem base na realidade ou na projeção. Esse exercício além de fornecer uma clareza imensa sobre o seu trabalho, também te ajudará a ter mais clareza sobre si mesmo.


Segundo: Aprenda a se inspirar

Olhe para pessoas que você admira na sua profissão e se inspire nelas. O que elas fazem que você pode fazer e que pode deixar o seu dia de trabalho mais agradável? Geralmente, quem nós admiramos espelha também características que temos em nós, mas que ainda não despertamos. De repente, se você não conhece ninguém na sua profissão que te inspire, busque por inspiração em outras pessoas. Eu mesma, tive uma fase de muito desânimo com meu trabalho atual (para quem não sabe, além de atender como terapeuta, eu mantenho um trabalho CLT na área de qualidade de alimentos), e nesta fase eu encontrei vídeos de rotina de pessoas em seus trabalhos. E vi que elas não são muito diferentes de mim, mas que fazem algumas coisas que criam uma atmosfera mais agradável. Eu assisto esses vídeos para me inspirar, e assim crio uma rotina vendo as sugestões que essas pessoas compartilham. Me inspirando em algo positivo, eu senti que fiquei mais motivada. A inspiração leva a uma ação consciente. Além de se inspirar, aqui eu sugiro que você faça uso de um floral, caso seu desânimo seja muito grande. Tome o floral Gentian, 4 gotas 4 vezes por dia.


Terceiro: O que te motiva fora do trabalho?

Ter um hobby pode te ajudar muito a lidar com a insatisfação no trabalho. Invista seu tempo livre nos seus hobbies. Crie uma atmosfera prazerosa para si. Eu mesma, sou apaixonada por ler, atender como terapeuta, escrever, gravar vídeos. E isso me dá o preenchimento que às vezes falta no meu trabalho CLT. Me preenchendo com o que me dá prazer, eu não procuro esse preenchimento em meu trabalho. O que me faz encará-lo com mais neutralidade e não ficar o tempo todo pensando negativamente sobre isso. Então, invista mais tempo em coisas que você ama.



Quarto: Crie uma rotina agradável no trabalho

O que você pode fazer para tornar o seu trabalho mais agradável? Tomar um chá ou um cappuccino no meio da tarde? Ler um livro agradável no horário do almoço? Sair para caminhar ou tomar um sorvete ainda no horário do almoço?  Ou parar alguns minutos para respirar fundo e se alongar? Procure deixar o momento do trabalho mais agradável acrescentando algo que você associe com seu bem-estar.


Quinto: Ative a gratidão

Faça uma lista ou lembre-se mentalmente de tudo o que o seu trabalho atual já te proporcionou ou ainda te proporciona. Lembre-se de tudo que você já alcançou, das viagens que você já fez, das excelentes pessoas que passaram ou ainda estão na sua vida, e que vieram por conta do seu trabalho. Ative a gratidão, e perceba como você começará a se sentir melhor.


Sexto: Interrompa o fluxo de pensamentos negativos

Quando estamos insatisfeitos é muito comum pensarmos negativamente com mais frequência. O chefe espirra, e nós já ficamos com raiva não é mesmo? Ou seja, qualquer bobagem passa a ser o gatilho para a enxurrada de pensamentos negativos que inunda a nossa mente. O mais adequado é interromper esse fluxo. Mas como nem sempre isso é fácil, nós podemos utilizar ferramentas que podem ajudar. Eu aprendi assistindo um vídeo da Gabby Bernstein, a usar a "Técnica do Elástico no Pulso". Quando eu penso muito negativamente em uma situação, eu dou uma puxadinha leve no elástico que deixo em meu braço e solto, o movimento do elástico batendo no meu braço me acorda, e me lembra que aquele pensamento não faz sentido. Assim, eu o cancelo de minha mente. Porém, acho importante deixar algo claro aqui. Não bata o elástico de uma forma muito forte no braço e nem use-o como forma de autopunição por ter pensamentos negativos. O objetivo é ficar consciente do pensamento negativo e não se machucar, certo!


Me conta nos comentários, você está neste momento em um trabalho que te causa algum desconforto? Como você tem lidado com isso?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.