03 QUESTÕES QUE PODEM TE AJUDAR A DESCOBRIR O SEU PROPÓSITO

setembro 21, 2022

 Por Angélica Diniz


Segundo o dicionário, propósito é a intenção de fazer algo ou deixar algo como legado. Eu, particularmente enxergo propósito como algo que está diretamente relacionado com a vontade da alma, seria algo que ao realizar você sente uma sensação de unicidade com o todo, como se a partir daquele ponto você sentisse mais vontade de criar e realizar. Por exemplo, no meu caso, eu posso dizer que encontrei um propósito quando decidi compartilhar todos os meus aprendizados através desse blog e do meu canal no Youtube, e também quando atendo como terapeuta. Essas atividades enchem o meu coração de alegria e me trazem uma sensação de plenitude.


Porém, nem sempre é fácil identificar um propósito, e posso afirmar com propriedade que algumas vezes, ele pode ser descoberto através da dor, como no meu caso, eu descobri o meu propósito quando a ansiedade estava tomando conta da minha vida. Como era insuportável caminhar sozinha, eu procurei ajuda, de psicólogos, de terapeutas holísticos, e perdida, me encontrei. Se você sente angústia por não saber o que você realmente quer da vida, não se atormente, não se apresse, cada um tem o seu próprio tempo, cada um tem a sua jornada. Acalme o seu coração e fique a disposição da vida, no momento certo, o seu caminhar irá se iluminar com a resposta certa. 



Por enquanto, você pode aproveitar para se conhecer melhor, porque a descoberta do propósito está diretamente ligada ao autoconhecimento, quanto mais sei sobre mim, mais claro fica o meu caminho, e mais clareza tenho sobre as opções que a vida apresenta. Por isso, hoje eu vou compartilhar com você algumas questões que se respondidas, podem te ajudar a descobrir o seu propósito. Claro que elas não farão o trabalho completo, pois são apenas uma ferramenta, e como eu disse anteriormente, a descoberta do propósito está diretamente ligada ao autoconhecimento, responder essas questões é somente o primeiro passo, mas como disse sabiamente Lao Tsé: "A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo."


1 - O que te motiva?

O que você realiza na vida com motivação? O que faz você acordar mais cedo para realizar? Ou dedicar seus finais de semana para isso, sem peso e sem cansaço? Em geral, aquilo que apreciamos realizar, pode estar conectado com o nosso propósito. Observe na sua vida as coisas que te motivam. Pode ser consertar algo quebrado, escrever em um blog, fazer exercícios físicos, ajudar alguém em alguma matéria escolar, acolher e ouvir o outro. Pense bem, avalie, se possível escreva em um papel as suas respostas.


2 - Pelo o que você é apaixonado?

O que você tem paixão de realizar? Uma pergunta que sempre faço para mim mesma, e que provavelmente você já conhece é a seguinte: "Se você não precisasse de dinheiro, você faria isso de graça?" O fazer de graça traz o fazer somente porque gosta. Por exemplo, às vezes, eu penso: "Se eu ganhasse hoje um prêmio na loteria, o que eu continuaria fazendo?" A resposta: eu continuaria criando para o blog, para o Youtube e continuaria atendendo com as terapias holísticas. Essa é a minha paixão, e então conseguiu identificar a sua?



3 - As pessoas costumam pedir a sua ajuda para o quê?

Tem algo que você resolve bem? No que em geral, as pessoas costumam falar que você é bom? Às vezes, isso pode indicar talentos seus que podem te ajudar a ter mais clareza em relação ao seu propósito.


Responder essas três questões é apenas o início para descobrir mais sobre si mesmo. Lembre-se sempre quanto mais você investe no seu autoconhecimento, mais clara se torna a sua jornada. Me conta nos comentários, o que você descobriu sobre você?


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.