05 COISAS PARA SE LEMBRAR EM UM DIA RUIM

setembro 14, 2022

 Por Angélica Diniz


Dias ruins podem acontecer por inúmeros motivos, e muitas vezes esses dias ruins acabam nos fazendo sofrer excessivamente por coisas que nem sempre podemos controlar. Um dia ruim é somente isso, um dia ruim, o que o torna pior é a forma como lidamos com os acontecimentos que fazem o dia se tornar ruim. Para sobreviver emocionalmente a um dia ruim, precisamos nos lembrar de algumas coisas importantes para que possamos lidar com esses dias de uma forma mais leve, como por exemplo:


# 1 - Nem todos os seus pensamentos são verdadeiros

Nem tudo o que você pensa sobre alguém ou sobre uma situação que aconteceu em um dia ruim é uma verdade absoluta. Quando passamos por um dia ruim é muito comum aumentarmos a importância da situação e ainda é muito mais comum acreditarmos nas histórias que a nossa mente nos conta sobre o que aconteceu. Em um dia ruim, pare e respire, olhe para si com calma e clareza. Nem toda história criada em sua mente é verdade. Reflita sobre isso!


# 2 - O que aconteceu não define você

Se você teve um dia ruim no trabalho ou viveu um dia ruim com alguém, entenda que o que aconteceu não define você. Pense que esse acontecimento é só uma parte de sua história de vida e de suas experiências, e isso não precisa definir quem você é. Isso não define a sua imagem. Lembre-se sempre um acontecimento de vida não é uma história, um acontecimento não é um livro é somente um capítulo.




# 3 - Tenha autocompaixão

Cuide de si mesmo, dos seus pensamentos e de suas emoções. Olhe para si com compaixão. Quando agimos de uma forma, que na nossa mente foi equivocada e nos levou a vivenciar um dia ruim é muito comum nos sentirmos culpados e nos acharmos péssimos por isso. Saiba que enganos acontecem, você precisa aprender a perdoar seus enganos. Aprenda com eles e se perdoe. Aja com mais carinho consigo mesmo.


# 4 - Peça ajuda

Nem sempre iremos conseguir lidar com um dia ruim sozinhos, algumas vezes iremos precisar de uma mão amiga, de uma palavra amorosa, de um ombro amigo. Se você sentir que está ficando cada dia mais dificil lidar com um dia ruim, talvez seja esse o momento de solicitar ajuda. Nem sempre a caminhada será fácil, e sim, às vezes precisamos ouvir a palavra de alguém que pode nos ajudar a caminhar mais tranquilamente pelo caminho.




# 5 - Foque no que você pode controlar

Quando um dia ruim acontece é muito comum reagirmos de uma forma negativa porque estamos tentando controlar aquilo que está fora do nosso alcance, como por exemplo, o comportamento do chefe ou da chefe, do namorado ou da namorada ou até do desconhecido dentro do ônibus. Quando você estiver vivenciando um dia ruim, tenha sempre em mente que algumas situações vão fugir sim do seu controle porque elas simplesmente não dependem de você. Portanto, foque no que você consegue efetivamente controlar como os seus pensamentos e o seu comportamento. Esses dois fatores se administrados com sabedoria farão com que o dia ruim tenha um impacto menor sobre você.


Se você conseguir manter esses lembretes em sua mente, dias ruins serão só mais um dia, como qualquer outro dia na sua vida. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.