10 DICAS PARA MELHORAR O FOCO E A CONCENTRAÇÃO

 Por Angélica Diniz


A grande maioria das pessoas nos dias atuais é bombardeada por informações. São inúmeros estímulos visuais e sonoros que podem interferir na capacidade de foco e concentração. Além dos estímulos externos, muitas vezes é preciso lidar com a ansiedade, com o excesso de pensamentos e com a angústia por resultados, o que pode influenciar de forma negativa no foco e concentração, tanto nas tarefas diárias, como na capacidade de focar nas metas e objetivos pessoais, podendo ocasionar procrastinação e sensação de frustração.


Existem algumas formas simples de melhorar o foco e a concentração, dicas práticas que se você aplicar em sua vida irão te ajudar a se organizar e a se sentir melhor consigo. As dicas que compartilharei hoje te ajudarão de uma forma holística, pois ao implementá-las você cuidará do corpo, mente e espiríto, equilibrando-se assim em toda a sua totalidade e consequentemente melhorando sua habilidade de foco e concentração. Para começar, responda:


1 - Qual é o por quê da tarefa que você está realizando ou quer realizar?

Todas as vezes em que eu defini o por quê de realizar algo em minha vida, mais eu desenvolvi clareza do meu nível de dedicação à algo. O por quê te direciona e te ajuda a eliminar o que é supérfluo.


2 - Avalie o ambiente que você está

O ambiente em que você está pode prejudicar ou facilitar sua capacidade de foco e concentração. Avalie as possíveis distrações do ambiente, tais como, barulhos, imagens, conversas aleatórias. Observe o que está interferindo e elimine o que está dentro de seu controle.


3 - Estabeleça prioridades

Faça uma "to do list", priorize o que é mais importante e o que tem maior urgência no momento, seja algo da rotina diária ou até uma meta pessoal.




4 - Faça uma coisa de cada vez

Você já deve ter ouvido o ditado: "Quem muito quer, nada tem." Ser multi-tarefa na sociedade atual parece algo positivo, mas a longo prazo, isso tende a causar stress, ansiedade e frustrações. Aprenda a respirar, se organizar e faça uma coisa de cada vez. Um floral que pode te ajudar é o Impatiens. Se você é uma pessoa muito acelerada, impaciente e sente que isso está te prejudicando, este Floral pode te ajudar, é só tomar 4 gotas, 4 vezes por dia.


5 - Pratique atenção plena

Foque nas atividades que você está realizando com atenção. Perceba os movimentos, ouça o som do teclado quando você digita, sinta o deslizar da caneta no papel, o toque do seu dedo na tela no celular. Saia do piloto automático observando as sensações. Foque nos seus 05 sentidos e na forma como eles interagem com o ambiente ao seu redor e com as suas atividades.


6 - Tire um tempo para se conectar com a natureza

Se conectar e interagir com a natureza te ajudará a focar e se concentrar, pois essa interação "limpa" a mente diminuindo o stress e a ansiedade, renovando a energia e melhorando a capacidade mental.


7 - Se alimente de forma saudável

Alimentos como nozes, salmão, chia, entres outros são fonte de ômega 3 e podem ajudar a melhorar a capacidade do cérebro para o foco e concentração. Uma alimentação mais saudável, com boas fontes de gordura, proteínas e vegetais tornará seu corpo mais resistente, e ajudará nas suas funções cognitivas.


8 - Tome um chá

Existem algumas ervas que auxiliam no foco e concentração, ajudando a melhorar a memória. Na magia natural, essas ervas também são utilizadas para a saúde, proteção, felicidade e paz. Faça um chá, utilizando um pequeno punhado de alecrim e hortelã, acrescente água fervendo, deixe descansar por 05 minutos, coe e beba. Se necessitar adoçar, utilize mel ou stevia.

Antes de tomar, avalie se você não tem nenhuma restrição ao consumo das ervas sugeridas.




9 - Conecte-se com um símbolo do Tarot

O tarot é formado por imagens e símbolos. Essas imagens do Tarot também podem ser consideradas arquétipos. Os arquétipos são energias que influenciam nossos pensamentos e comportamentos (Fonte: Site Artétipos). Se você tem o desejo de agir, concretizar, planejar e realizar com foco e disciplina, você pode se conectar com a carta do Imperador. Use a carta do Imperador como proteção de tela do celular e computador, estude as características positivas do Imperador, e sempre que um desafio relacionado ao foco, concentração e realização se apresentar para você, pergunte-se: "O que um Imperador faria?". Reflita sobre as respostas que vieram em sua mente, e se forem positivas tente se comportar da mesma forma que ele, modelando o seu comportamento de uma forma positiva.


10 - Tome um floral

Se você se distrai facilmente, e isso interfere na sua capacidade de concentração, tomar o Floral Clematis pode ser muito bom para você. Lembre-se, 4 gotas, 4 vezes por dia.


E então, gostou das dicas de hoje? Me conta nos comentários as suas percepções, eu vou adorar sabe como as dicas de hoje te ajudaram.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.