Como iniciar a prática de meditação

Sugestão da leitora: Alice Castro

Eu recebi um e-mail de uma leitora do blog pedindo para eu escrever sobre meditação, mas não sobre os benefícios da meditação e sim como iniciar a prática da meditação. Então eu resolvi escrever este post para dar umas dicas para você que quer iniciar a prática e se sente perdido. Eu espero que você goste.

Vamos começar com algumas perguntas: O que é meditação para você? Como a sua mente define meditação ao pensar em uma imagem relacionada ao tema? Quando eu sugiro a alguém que comece a meditar e a pessoa me diz que não consegue porque não consegue parar de pensar, eu suponho que a ideia sobre o que é meditar dessa pessoa talvez esteja um pouco equivocada.

Na verdade, meditar não é parar de pensar, porque você só vai parar de pensar quando morrer, certo? E meditar, pelo menos para mim não é morrer e sim viver, é acordar para a vida. Então, quando você está meditando você pensa sim, mas o que acontece é a não identificação com o pensamento, é como se os pensamentos viessem, dessem uma volta e fossem embora. Você não se fixa no significado deles e nem na sua importância, e com o tempo eles se tornam menos frequentes.

Portanto, meditar é bem mais simples do que parece. Eu mesma comecei há cerca de 10 meses, e posso afirmar que com 30 dias eu observei resultados muito positivos (clique aqui para ler o post). Os meus problemas não acabaram com a prática de meditação, só que eu passei a percebê-los de uma forma diferenciada. Assim como você, eu tinha dúvidas sobre como meditar, eu não conseguia absorver a ideia dessa prática no meu dia a dia, mesmo já praticando yoga, então, um belo dia eu vi um vídeo da Amanda Dreher do Feliz com você e resolvi tentar, mas como eu comecei?



Adquirindo livros
Eu resolvi investir em alguns materiais que me dessem uma base de como eu poderia começar a meditação e como eu poderia incluir a prática no meu dia. Eu comprei dois livros, o primeiro foi “Meditar Tranforma” da Amanda Dreher e “Meditando com Brian Weiss” do Brian Weiss, né, rsrs. Esses dois livros descrevem os benefícios da meditação e ensinam como iniciar. O livro do Brian Weiss vem com um CD que contém uma meditação guiada. Acho que esses dois para você começar a se inteirar do assunto são muito bons, vale a pena investir.

Meditação guiada
Eu comecei ouvindo o CD do livro do Brian Weiss, o que me ajudou inicialmente. Depois, migrei para as meditações guiadas do youtube e até que um dia me senti preparada para tentar meditar sem auxílio externo. Eu acho que as meditações guiadas são uma mão na roda pra você que se sente perdido. Se você quiser optar por Cds, os centros de meditação vendem e são bem baratos. Eu visitei com uma amiga há alguns dias atrás o “Centro de Meditação Kadampa" em Pinheiros - SP, eles possuem uma loja com vários artigos, eu comprei um CD muito legal de meditação guiada, foi barato R$ 20,00. Procure um local que venda bons materiais. Mas, se você não quiser gastar é só ir no youtube que tem um montão de vídeos bacanas. Aproveite.

A meditação começa aos 4 minutos

Só 8 minutos por dia
Quando eu me senti pronta para meditar sozinha, eu segui uma das dicas do livro “Meditar Transforma”. Eu programava o celular para tocar após 8 minutos, no começo parecia uma eternidade, depois 8 minutos passavam rapidamente, atualmente eu não programo mais o celular para tocar, e medito tranquilamente por 15 ou 20 minutos. Então, não pense que para colher os benefícios da meditação você precise ficar mais de 1 hora meditando. Alguns minutos diários são capazes de verdadeiros milagres. Que tal tentar?

Como eu faço
Sento e medito, rsrs. Eu faço a minha prática de meditação antes de dormir ou logo após a prática de yoga. No começo, eu meditava sentada em uma cadeira (também li essa dica no livro “Meditar transforma”), atualmente, eu medito naquela posição tradicional, chamada de postura de lótus, às vezes no tapete de yoga e outras vezes sentada na cama apoiando as costas na cabeceira para não prejudicar a coluna, mas sinto que no tapete de yoga é melhor para minha postura. Eu vou focando na minha respiração, no movimento do ar entrando e saindo, você também pode se concentrar em palavras como:

Inspiração: Amor/Expiração: Paz
Inspiração: Gratidão/Expiração: Luz


Com o tempo, você vai perceber o que mais te agrada e perceberá que começará a sentir falta da meditação nos dias em que não conseguir praticar. Eu espero que este post tenha te ajudado a começar e tenha tirado as suas dúvidas.


Um abraço!

4 comentários:

  1. Adorei o post. Obrigado por responder o meu e-mail, eu quero começar a meditar, mas sempre acho que tem alguma coisa errada kkkkk. Vou seguir as dicas que você deu e vou comprar os livros.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Que bom que você gostou. Fiquei muito feliz em receber o seu feedback. Compre os livros sim, você vai gostar. Meditar é fácil, é que a gente tem mania de complicar as coisas. Qualquer dúvida é só me escrever.

      Um beijo!

      Excluir
  2. Meta traçada, vou meditar diariamente por 30 dias seguidos. Com suas dicas ficou um pouco mais claro o processo de meditar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Eu te garanto que será uma boa experiência.

      Obrigada pela visita!

      Um beijo!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.