NÃO É SOBRE O QUE OS OUTROS PENSAM SOBRE VOCÊ. É SOBRE O QUE VOCÊ PENSA DE SI MESMO

janeiro 03, 2022

 Por Angélica Diniz


Você já se pegou pensando sobre o que as pessoas estão pensando sobre você?


Você toma determinada atitude, ou resolve fazer algo de uma forma diferente, e fica imaginando  o que as pessoas pensariam sobre isso? Se esse for o seu caso, deixa eu te contar uma coisa.


Muitas das preocupações que temos em relação à opinião de outras pessoas, em geral, tem mais a ver com o que pensamos sobre nós mesmos, com a forma como nos julgamos, e inclusive com a forma que julgamos os outros.


Uma das coisas que percebi ao longo do tempo, tanto por estudar autoconhecimento e vivenciar as coisas, como por atender pessoas é que na grande maioria das vezes a preocupação com o outro vem de um auto julgamento. Você já está se criticando mentalmente, antes que alguém o faça.



Minha sugestão para você, se este for o seu caso, é verificar se existe um auto julgamento, e se perguntar porque ele ocorre. Por exemplo, vamos supor que você decidiu finalizar um relacionamento de 08 anos, e que para a maioria das pessoas, esse relacionamento parece excelente, mas dentro de você já não é o bastante, e depois de avaliar, você decide que a finalização é o melhor caminho.


Porém, surge a dúvida: "O que vão pensar de mim se eu terminar com essa pessoa, que é tão querida por todos?"


Será que lá no seu íntimo não há um julgamento, do tipo: "Que pessoa horrorosa que sou, vou terminar com essa pessoa que é tão querida?" Como se dentro de você, houvesse uma crença de que se todos gostam de algo, você precisa aprender a gostar também. Então, o medo não é da opinião do outro, e sim do seu próprio julgamento. Você pode até já ter julgado de forma negativa alguém na mesma situação que você, porque internalizou isso como uma verdade para si.



Então, todas as vezes que você estiver muito preocupado com a opinião dos outros, se pergunte: "Isso tem a ver com o outro, ou tem a ver com algo que acredito sobre mim? Isso realmente é verdade? O que eu faria se não acreditasse nisto?"


E assim avalie, se esse medo da opinião do outro, é na verdade, um medo da própria opinião sobre si mesmo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.